Quero falar com você sobre três erros na hora de fechar uma venda, que podem desperdiçar todo o seu trabalho.
1: Não conhecer o produto que vende.
Esse é um erro que eu vejo acontecer muito com donas de loja infantil.
A vendedora, a dona da loja, a pessoa que está fazendo aquele primeiro contato, não conhece o produto.
Muitas vezes, conhece menos do que a cliente.
Hoje, com o avanço do digital, o cliente faz muita pesquisa e já chega com muitas informações e com muitas dúvidas.
Se você não está preparado você acaba gerando uma insegurança na hora de mostrar o seu produto ou serviço.
Para quem vende em loja física, seja loja de móveis, decoração, enxoval, que faz laços, acessórios, confecções, que não tem o produto a pronta entrega, caso não passe a segurança necessária para o cliente, ele pode não fechar com você.
Não esqueça de apresentar os benefícios e as qualidades de seu produto, não deixe o cliente sentir uma insegurança na hora da venda e saiba todas as possíveis perguntas que seu cliente venha a ter.
2: Não mostrar o valor do seu produto.
Qual é o valor percebido que você está criando no momento que está fechando a venda?
Como é a embalagem de seu produto?
Sua loja tem cheirinho?
Como está organizado o VM da sua loja, seja física ou virtual?
Como é feito o atendimento do seu cliente?
E como falei no tópico acima, lembre de falar de todos os benefícios que seu produto tem.
É um produto de qualidade, durável, não quebra ou não rasga fácil.
Pontos como esses elevam a percepção de valor do seu produto, evitando com que você não entre na guerra do preço.
Quais são as vantagens que seu cliente terá comprando de você?
O cenário, ambiente físico, os cinco sentidos sensoriais, embalagem, tudo se constrói valor para fazer com que você venda muito e fuja da guerra do preço.
Então, mostre vantagens e eleve a percepção de valor para não brigar pelo preço.
3: Medo de falar o preço.
Você tem medo de falar preço para seu cliente?
Eu acompanho o mercado infantil há um bom tempo e em toda a minha história, sempre tive contato com empreendedorismo e é incrível como as pessoas têm medo de falar o preço.
Será que para a mente do dono de loja ou do vendedor, o valor não foi construído para o cliente e ele poderá achar caro?
Para mostrar que aquela peça vale, você não deve ter receio de apresentar o preço.
Se você seguiu os passos citados acima e mostrou o VALOR que seu produto tem, tire esse bloqueio da sua mente.
Desta forma, você evita cometer esses erros na hora de fechar uma venda, e melhora os resultados do seu negócio.