4 ERROS antes de ABRIR um NEGÓCIO INFANTIL que você NÃO PODE COMETER!









Eu estava aqui pensando cá com meus botões quantos erros eu já cometi quando eu abri a minha loja. 

 

Naquela época, sem conhecimento nenhum, ninguém me avisou que era tão difícil não iniciar sem saber pontos chaves, pontos básicos. 

E esses erros me custaram muito tempo, muito dinheiro. 

 

Por isso que eu preparei esse vídeo aqui. 

 

Para você que tem um negócio que está iniciando um negócio que quer pivotar o negócio.

 

Quatro Erros muito comuns podem prejudicar muito o início de jornada, principalmente que o negócio funcione, que a partir de agora você não vai mais cometer, porque eu vou te ajudar a mapear e entender como não é mais para você.

Antes de falar dos erros e dos erros, eu estou trazendo soluções também. 

 

Eu fui mapeando e trazendo as soluções.

 

Ao iniciar uma loja infantil, o negócio infantil que a maioria ainda comete são erros que a partir deste vídeo vão te ajudar a começar a enxergar diferente. 

Poxa, se eu estou cometendo, se eu cometi e não vou mais cometer abertura de loja ou novo negócio, posso de repente mexer aqui naquilo que eu já estou fazendo. 

 

Então é muito importante a gente entender e mapear.

 

Já se inscreveu, não está? Toda semana tem vídeo novo aqui no canal com dicas com conteúdos realmente para somar ideologia sem. 

 

Vai começar sem mais delongas, porque esses erros, olha, me custaram aí bom tempo e bom dinheiro. 

 

Mas a partir de agora que pra você não serão mais problemas, esses erros vão ser soluções.

 

Bora pro primeiro.

 

 Primeiro erro muito comum ao iniciar uma loja infantil é não identificar o nicho, não estudar seus concorrentes, o mercado ou oportunidades.

Poxa, eu quero vender moda infantil, então eu vou lá e começa a abrir um negócio virando moda infantil. Eu não estudo a concorrência que tem, eu vou vender do zero ao 16. 

 

Eu quero trabalhar com brinquedos educativos, eu preciso estudar, eu preciso entender esse nicho do mercado, conhecer, seja um nicho, super nicho ou um nicho pequenininho. Vou trabalhar só com a saída da maternidade.

 

Eu tem que entender e começar a pesquisar os concorrentes dentro do programa. Nicho abriu os olhos do lojista para as suas possibilidades de pesquisa. 

 

Mais uma dica aqui para você é você pesquisar através de quem você tem relacionamento próximo, rede social e se você já tem um negócio e quer abrir um novo negócio até mais fácil, você já tem uma base de pessoas para poder te ajudar ali fazer essa pesquisa.

 

E muitas vezes a pesquisa é deixada de lado, que a gente pesquisa do nicho que você vai atuar, porque eu não sei, não tem ferramentas, é muito difícil. 

 

A gente abre uma enquete hoje no Instagram, no Stories do Instagram e o pessoal mesmo começa ali a buscar informação ou uma sugestão, uma ideia para ver se tem performance A ou B, nicho A ou B que eu quero atuar.

 

É muito importante a gente pesquisar o nicho que você entra. Abra um negócio. Poxa, eu quero vender tudo pra todo mundo, sempre falo isso aqui, vende tudo pra todo mundo, não vende pra ninguém. 

 

Gente, dificilmente você consegue ter dinheiro suficiente, investimento suficiente pra ter tudo, de tudo pra todo mundo e ser o melhor nicho. 

 

E aí a competição acaba sendo muito acirrada, com grandes redes que são muitas vezes desleal em preço, em parcelamento, em quantidade, em investimento tal nicho bem definido, existem vários nichos que são pouco explorados ou menos explorados pra você evoluir e crescer.

 

Então esse é um erro que você a partir de agora não vai mais cometer. Quando eu comprei essa loja quebrada tá lá tinha um ano, ela era do 0 a 8, tinha móveis, decoração e eu fui entendendo que o forte era tipo um pouco e continua sendo o forte dela. 

 

Era o nicho mais infantilizado, cara de infantil, de bebê bem pequeno, peti em francês, que é a tradução do nome.

Então eu fui aos poucos tirando a gente, tentando colocar o tamanho 08h10 e não teve performance, porque era uma loja voltada muito pra esse universo extremamente infantil, as grávidas, bebês. 

 

Era esse o forte da loja. 

Então eu errei muito em custo e investimento até entender isso. 

Segundo erro muito comum.

Tá, eu acho que esse é um dos erros mais pesados, vamos dizer assim, ao iniciar um negócio, por falta de conhecimento, a gente acha que todos os pontos, os erros aqui é simplesmente falta de conhecimento você não ter um plano de negócios.

Poxa Karine, eu nunca ouvi falar nisso fora de plano de negócio, que raio que é isso? O plano de negócio é muito difícil pra mim, ela só uma pós graduada em administração de empresas. 

 

Eu não sou contadora. Podemos fazer um plano de negócios, gente, é mais simples do que você imagina. 

 

Dentro do programa várias funcionam. E o nosso nosso programa de mentoria em grupo, que aliás não custa lembrar, foi reconhecido pelo MEC como curso de extensão universitária.

 

Ali dentro você tem no módulo um plano de negócios. Eu desenvolvi. 

 

São perguntas chaves para você imprimir e estruturar e criar o seu plano de negócio para você ter um norte. O risco de abrir um negócio. 

 

Ele é pra todo mundo. 

 

Todo negócio tem risco. Eu vou aumentar o meu negócio, tem risco. Eu quero, de repente não trabalhar mais com um segmento do meu negócio.

 

Tem que fazer um plano de negócio, estudar a viabilidade e risco. 

 

Só que o risco tem que ser calculado. Se você vai ali no escuro, a chance é o aumento desse risco em níveis maiores. 

 

Se você vai com o risco calculado, tenta ali por margem pra cima, margem pra baixo. Eu estou ali dentro de uma, onde um cenário identifica.

 

É muito mais fácil você conseguir ali dá um próximo passo, é mais segura para abertura dessa loja infantil, seja físico on line, seja online.

 

 Quero partir pro físico, eu quero abrir um site, o e-commerce, eu quero entrar no marketplace forte, que eu preciso ter um plano de negócios. Viabilidade. Quais são os riscos? 

 

Poxa, eu preciso investir mais do que em estoque profundo, mais profundo.

 

Eu vou ter que fazer tal e tal situação.

 

A gente identifica isso, tem vários pontos para identificar, seja estrutura, marketing, custo, investimento inicial, fluxo de caixa, porque a gente tem que ter para realmente minimizar esse risco. 

 

E o risco existe, como eu disse, mas se ele é calculado, é um risco controlado, é um plano de negócio. Gente, não tem mais desculpas, tá?

 

Faça pra quem não tem conhecimento, procure nosso programa, vai discutir o lá, Você tem esse plano de negócios desenhado, mas pergunta, sabe, sabe, tem relação financeira, compras? Quanto eu preciso ter no estoque? O quanto eu preciso vender? Por quanto tempo? Qual o valor que eu vou ter que ter para segurança ganhar um fluxo para ter esse capital de giro rodando?

 

Enfim, são perguntas aí cruciais que você tem que ter clareza para poder dar espaço para abrir um negócio. 

 

E a grande maioria dos empresários, eles não fazem um plano de negócio. Abre no escuro, compra no e-mail, na e compra uma loja, como eu fiz ali há 15, 16 anos atrás. Só que naquela época era um pouco diferente.

 

O mercado está cada vez mais maduro, cada vez mais o risco, por vários cenários que a gente tem, várias forças que estão ali, independente da nossa força, forças econômicas, forças políticas, forças geográficas. 

 

Muitas vezes você tem aí um problema geográfico de algo terrível que aconteceu nessa região. Pode acontecer. 

 

Eu tenho problemas externos, guerras, enfim, que influenciam ou não a decisão das pessoas, o momento de proatividade para investir mais, para comprar mais.

 

Por isso a gente tem que ter um cálculo mínimo e dá para fazer de maneira simples. 

 

A gente não é um bicho de sete cabeças, mas faça, não cometa esse erro aí. 

 

Terceiro erro ao abrir um negócio que a maioria comete e mais uma vez você está aqui.

 

Nunca mais eu cometi e compra menos do que deveria não comprar o estoque suficiente.

Karine, eu nunca ouvi isso. O que eu mais ouço é que eu preciso comprar de uma maneira ali intuitiva.

 

 Eu tenho que ter um estoque controlado. Agora. 

 

É ruim não comprar um estoque suficiente? Sim, porque se você mapeia, você tem uma necessidade de de faturamento. 

 

Eu comprei um negócio, tem uma loja física e eu tenho que faturar x valor por mês pra poder esse negócio, pelo menos no início, equalizar ele, não dar prejuízo.

 

O que acontece muitas vezes é não ter estoque suficiente para chegar nesse número. 

 

O estoque suficiente para que eu consiga realmente fazer os números necessários da minha marca. 

 

Então, muitos casos acontecem que chegam para mim de lojistas, de empresários, alunas dos nossos programas da escola. Várias frentes, porque a gente mantém aqui, não tem estoque suficiente. Eu quero faturar esse valor, eu preciso estudar.

 

Eu fiz uma conta aqui, eu preciso faturar x, y, ver o que você vai ver. Não tem estoque suficiente, porque é uma coisa. O estoque necessário é valor. Então eu tenho que faturar 50.000. 

 

Eu tenho 25.000 de estoque hoje. Eu preciso nesse mês faturar 50.000 como suporte a sua margem de 2,0, que a grande maioria dos casos não é a margem ideal.

 

A conta que fácil de ser replicada de 50.000 eu preciso vender. Eu tenho 25 no estoque. Você jamais vai conseguir vender 50.000. 

 

Talvez você tenha só marketplace site como o stock de giro. A gente tem que ter um estoque de giro, um número a mais para fazer a coisa acontecer e, principalmente, um estoque inicial. Ele é um pouco diferente no estoque cotidiano, dia a dia.

 

A gente tem um estoque inicial um pouco maior do que o necessário. 

O combinado nos dias em uma loja física, por exemplo, tem que deixar essa loja com produtos visual.

 Você está começando, você está do zero, só não tem um estoque remanescente para fazer uma conta para somar ao estoque. Então esse erro é muito comum de não comprar o estoque suficiente para chegar no valor mínimo desejado.

 

Mínimo para ser atingido pensando no valor de faturamento e pensando nessa falta de giro. 

 

Então, esse erro a gente tem que estar calculado, claro. 

 

Aí entra a questão financeira, o fluxo de caixa e tal, mix de produto. Aí são outras etapas que lá no módulo compras tem planilhas, inclusive para te ajudar a desconstruir e segmentar os passos.

 

Valor inicial Depois de peças depois como eu vou distribuir isso entre marcas, entre os nichos que eu trabalho?

 

Eu trabalho com brinquedos educativos e fantasias. 

 

Quanto eu vou por investimento X ou Y? Tudo isso a gente faz estruturando e aí depois você vai entender. E aí, dentro desse, dessa marca, qual o mix que eu vou fazer e por aí vai. 

 

Mas deixar de comprar, de não ter estoque e não chegar no número desejado é um erro muito comum e ao meu ver é grave, porque você começa um negócio e não tem estoque suficiente para vender, faz todo um trabalho, faz mais, traz o cliente e aí não tem produto.

 

Quarto erro muito comum também, infelizmente ainda está com esse vídeo. 

 

Mude muito, muitas realidades e não planejar o seu capital de giro e os preços que você vai trabalhar. 

 

O capital de giro gente, é aquele valor que você precisa fazer um fluxo de caixa. Todo mundo precisa de fluxo de caixa, porque a gente dá crédito para o cliente, a gente parcela muitas vezes sem a grande maioria dos dados, as vendas são parceladas.

 

A gente tem que ter essa opção e para isso você precisa ter um capital para girar tudo isso, seja seu, seja externo, seja da loja, muitas vezes. 

 

E tem que ser mapeado isso Já no plano de negócios, qual é o valor que eu vou necessitar para fazer o fluxo de caixa? E aos poucos você, a própria loja, vai criando esse fluxo de caixa.

 

Muitas vezes o início tem que ser mapeado no orçamento inicial do início dessa loja e o preço que eu vou aportar é a margem. Uma cap. Porque o preço, gente, ele é único para você. 

 

A gente tem um preço que a gente vai analisar o concorrente. 

 

A gente constrói preço, diversos olhares, concorrente, o preço ideal para você, o valor aceitável para o seu cliente.

 

Por isso que a gente construir valor já é outro ponto que faz com que o preço seja barato na mente do cliente. 

 

Mas se você mapear o preço, é um erro começar com um preço muito baixo, um preço muito alto, fora da realidade e fora da sua necessidade, ou muitas vezes acontece o contrário. 

 

Um preço que não tá ali pagando as contas, não vai pagar as contas, não faz essa conta básica.

 

É um erro gravíssimo ao preço real, à margem de markup que eu tenho que utilizar para chegar nos objetivos que eu tenho. 

 

Em paralelo a isso, eu preciso de fluxo de caixa e eu preciso ter um capital, seja meu, seja programado, ou seja, o capital externo para fazer com que isso aconteça. No início, sempre o fluxo de caixa, mas no início você vai ter que pegar de algum lugar.

 

Seja um planejamento que você tem um orçamento X para investimento. Nessa loja você tem que calcular o retorno desse investimento na loja também, que você está dando esse dinheiro para sua loja nunca mais vai vir na frente. Não, não pode. 

 

É um retorno que você vai ter. Esses quatro erros são erros que são realmente básicos, erros comuns que a grande maioria faz.

 

E eu espero que a partir de agora você que está aqui, lojista, que vai iniciar um negócio, que vai ainda a ideia de criar sua loja física, eu quero dar um próximo passo abrir um ecommerce ou eu quero ou trabalho só no Instagram e agora eu quero fortalecer a minha malinha e vai do livro, abrir um canal novo, abrir realmente uma loja física do zero, pensar nesses pontos, pensar como você vai trabalhar dentro.

 

Ainda segundo o seu planejamento da sua estrutura inicial e mapeia tudo isso dentro do programa de feitio. 

 

Como eu disse, a gente tem tudo isso mapeado. Fui criando soluções no capital de giro para isso. 

 

A gente tem as contas para fazer, que são do estoque, módulo, compras, ideias. O plano de negócio, Como eu disse, nicho tem um módulo só eu falando de nicho que eu sei.

 

A demanda é tamanha importância que é nicho. 

 

E como isso faz a diferença? Quando a gente enxerga, puxa um nicho pequenininho. Eu vou atender poucas pessoas, mas vou ser a melhor naquilo. 

 

Na minha cidade, no estado, na região, a gente consegue crescer muito mais rápido. Bom, é isso. 

 

Eu sei que é um vídeo um pouco mais sério, que faz o pessoal ali parar, refletir, mas é necessário para quem está começando ou para quem vai.

 

Como eu disse ali avança um próximo passo para refletir nesses pontos.

Espero que eu tenha contribuído, ajudado. 

 

Lembrando notar que toda quarta feira tem de novo, toda semana tem vídeo novo por aqui, então se você não se inscreveu, se inscreva, Deixe o seu comentário, sua sugestão, se te ajudou, fez sentido, compartilhe com quem quiser, deixe esse material é direcionado pro mercado fútil, mas para quem está começando o negócio realmente vai ajudar também a ter um olhar para esses pontos, ok?

 

Te espero aí dentro da nossa escola. 

 

Várias fúteis comunidades, mas para nós é uma escola completa. 

 

A ideia é realmente fazer com que esse mercado infantil cada vez seja mais profissional e lucrativo.

 

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