Campanha Cápsula x Coleção Cápsula. Entenda a diferença.


Primeiro precisamos entender ao certo o que é uma campanha.

É algo que você cria dentro de um processo para que em um período de tempo, (Com começo, meio e fim), para potencializar as suas vendas e coloque a sua marca, loja e produto em evidência.

Criando uma atmosfera onde a atenção é voltada para aquele evento. E é importante você criar uma campanha usando  a escassez.

Ou seja, são ações e recursos conjuntos para atingir um objetivo comum da marca, com foco total da marca por um período no marketing e na comunicação!  Sempre com uma data de início e de fim!

Tipos de campanhas



Campanhas com as datas do varejo.

Exemplo: Black Friday, Festa Junina, Natal. 


Campanha de lançamento de marcas ou produtos.

Campanhas de inauguração:



Campanhas de liquidação:


Campanhas institucionais:



Campanhas cápsulas:


A PARTE MAIS IMPORTANTE DA CRIAÇÃO DE UMA CAMPANHA É definir um objetivo claro e conciso

Coleção Cápsula!

Coleção Cápsula nada mais é do que lançar uma coleção com pequenos itens, com número pequeno de produtos (10 a 15 referências). Algo pequeno, pontual.

Um ótimo exemplo de coleção cápsula foi o realizado pela loja Bugbee Kids, intitulada de Holiday (importantíssimo sempre ter um nome.

Uma coleção com um mix de produtos selecionados, a Bugbee fez o seu lançamento em parceria com influenciadoras com perfis que conectam com a ideia da sua coleção e isso deu muito certo.

Uma das influenciadoras tem um trabalho muito forte com conteúdo sobre o dia a dia das crianças e  viagens.

Uma das ações em parceria com essa influencer foi a criação de tags e postagens dos produtos com QR CODE que direcionava  para dicas de viagens.

Já a colab com a outra influenciadora recebeu o título de Memórias, o que casou muito bem com o perfil dela, já que ela tem um conteúdo que trabalha muito bem o lado afetivo, contando muitas histórias  e memórias sobre o pai, por exemplo.


O conceito de coleção cápsula é algo que é temporário e que tem um valor diferenciado.


Um ponto importante da coleção cápsula que a maioria dos empresários não se atentam é a escolha do nome!

Se eu perguntar, qual os dois nomes de lançamento de coleção mais usados no mercado? Eu tenho certeza que você vai saber a resposta:
Primavera/verão e Outono/Inverno.

E isso não gera diferencial nenhum e não é muito atrativo.
É preciso se atentar a isso e sempre dar nomes para as suas coleções, que fujam do clichê, isso claro, se o seu objetivo for atrair mais atenção e consequentemente vender mais nos seus lançamentos.

Outro ponto importantíssimo é o tempo da sua campanha de lançamento, fazer uma campanha que dure toda a estação, por exemplo, pode ocasionar no baixo interesse de seus clientes. Use o gatilho da escassez para atingir seu público. Limite um tempo menor, divida a sua coleção em 2 ou 3 partes. O gatilho da escassez é fundamental para o sucesso de uma campanha de lançamentos.

Para o lançamento de uma coleção de sucesso você precisa de:
Um nome forte e criativo que tenha ligação com a história ou o momento da sua marca;
Uma identidade visual bem definida;
Storytelling;
Uma campanha de divulgação estratégica.

Vantagens da coleção cápsula.

  • Manter uma marca em evidência promovendo a consciência de marca;
  • Promover produtos /desejo;
  • Reforçar posicionamento;
  • Mais tempo com novidades;
  • Senso de novidade e desejo quase infinito;
  • Aumento gigante de percepção de valor da sua marca.

Campanha Cápsula.


Primeiramente eu quero contar como surgiu a ideia de campanhas cápsula. Para quem não sabe esse conceito foi idealizado por mim.

Durante a minha vida de empresária, eu passei a perceber que quando eu fazia uma ação de vendas rápida, que durava um ou 90 dias,  faltava alguma coisa, faltava conexão, faltava a divulgação, faltava conexão com outros canais.

Então eu comecei a pensar como fazer para criar toda uma estrutura amarrada visivelmente, que tenha um contexto, uma história, algo que potencialize o meu lançamento e que gere relacionamento e emoção.  Afinal, se emociona, vende. As compras são decisões emocionais.

Se eu faço uma campanha por si só, uma campanha simples. Como a maioria dos empresários fazem, eu não se destaca da concorrência.

A maioria dos lojistas na hora de divulgar a sua campanha, faz uma única postagem nas redes sociais e espera que isso alcance e atraia as pessoas. Mas isso não acontece assim.

A campanha cápsula foi criada para ser o diferencial da minha marca e hoje eu compartilho essa estratégia com centenas de alunas.

Clique aqui para saber sobre os meus treinamentos.

Mas afinal, o que é Campanha Cápsula?

Campanha cápsula nada mais é do que a junção de uma Campanha bem estruturada com uma Coleção cápsula.



Uma campanha Cápsula aumenta e muito a percepção de VALOR da sua marca na mente do cliente!
“Valor” é diferente de “preço”!

A campanha cápsula é uma estratégia poderosa capaz de aumentar o seu faturamento e te tornar uma empresária de sucesso.

Veja esse exemplo de campanha feito por uma aluna minha de mentoria!

Campanha In nature – Loja Pettit Pas
Lançamento alinhado com o visual merchandising da loja e toda a comunicação conectada com o conceito da marca. 



Enfim!

Agora você já entendeu o que é uma campanha, uma coleção cápsula e uma campanha cápsula. A importância de usar corretamente as estratégias, respeitando os processos trabalhando forte na divulgação.

Me conta aqui, você já vai começar a planejar a sua campanha cápsula agora mesmo?

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