A Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos entre os anos de 1980 a 1990. Para movimentar o comércio após o dia de ação de graças (Tradicional no país) e com a intenção de renovar os estoques e alavancar as vendas de natal.
Atualmente a Black Friday é um dos dias de maior venda do ano.
Aqui no Brasil começou como um evento exclusivo das lojas online, mas logo se popularizou e passou a ser adotado por lojas físicas também, hoje atinge desde pequenos comércios a grandes varejistas.
Segundo o Google, 5 milhões de novas pessoas passaram a comprar online no último ano.
A média de brasileiros que pretendem ir às compras nesta Black Friday é ótima. 7 em cada 10 brasileiros estão com a expectativa de preços melhores esse ano. De acordo com a Neotrust.
Ainda de acordo com essa pesquisa, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 4,3% no número de vendas no segundo trimestre de 2022, comparado com 2021 no mesmo período.
Mas como tudo o que chega, acaba ganhando um toque brasileiro, com a Black Friday não iria ser diferente, não é mesmo?
Aqui tudo vira motivo de festa e animação, por isso, um único dia de promoções não seria o suficiente, o que acabou ocasionando o surgimento da Black November e da Black Week.
Vamos lá…
Índice
Black November;
Black Week;
Esquenta Black Friday;
1- Analisar o estoque e o giro dos produtos;
2- Escolha bem a data;
3- Utilize o gatilho da escassez;
4- Comunicação ativa;
5-Campanha de vendas estruturadas;
6- Aproveite a proximidade das datas para conectar com o natal;
7- Planejamento e antecedência;
Em resumo.
Black November
A Black November é o evento promocional que ocorre durante todo o mês de novembro.
Esta estratégia com o tempo estendido tem como objetivo atrair atenção para a sua ação de vendas e ter estrutura para atender um número maior de clientes. Atingindo principalmente o público mais ansioso pelas promoções e claro, aumentar o faturamento mensal.
Black Week
A Variante Black Week é uma extensão da Black Friday.
Realizando a antecipação e com ações promocionais durante uma semana inteira.
Com o objetivo de aproveitar a agitação e animação do público para as compras e aumentar o faturamento e claro, conseguindo atender mais pessoas do que com apenas 1 dia de promoções.
Esquenta Black Friday.
Consiste também na antecipação da data, com promoções estratégicas para atrair a atenção do público para a loja e criar o desejo por mais promoções na ação de Black Friday.
O esquenta geralmente ocorre dias ou até semanas antes da data tradicional.
Estratégias para potencializar suas vendas na Black Friday.
1- Analisar o estoque e o giro dos produtos.
Não adianta você achar que vai conseguir uma boa ação de vendas sem se basear nesse levantamento de dados.
A Black Friday não é o momento para uma queima de estoque, não é um arrasa estoque.
Na Black Friday é necessário fazer uma seleção estratégica dos produtos. Onde vão entrar os produtos com melhores margens, os que têm um giro baixo e os produtos Isca.
Os produtos iscas são aqueles que mais despertam o desejo dos clientes e atrai mais atenção para a sua loja. Nesse caso vale a pena sangrar um pouco a sua margem para potencializar a sua ação de venda.
2- Escolha bem a data.
A Black Friday acontece tradicionalmente na última sexta do mês de novembro, mas como já citado nesta matéria, a Black Friday ganhou variantes aqui no Brasil.
É preciso analisar a sua loja e a sua concorrência para escolher o momento que mais faz sentido para o seu negócio. Lembre-se que na sexta-feira muitas lojas vão aderir a Black Friday, então a sua concorrência nesta data será ampliada.
Aqui já começamos a perceber a importância de levantar os dados sobre as suas mercadorias em estoque, porque assim será possível determinar quando e por quantos dias é possível manter essa ação de vendas.
3- Utilize o gatilho da escassez.
O Gatilho da escassez é o mais poderoso, principalmente em grandes ações promocionais como essa.
Mas para que esse gatilho funcione bem, você precisa entender que sua promoção precisa durar poucos dias ou poucas horas e com uma quantidade limitada de produtos. Nessa ação, não é a loja toda que entra em promoção, lembre-se disso.
4- Comunicação ativa.
Do que adianta você estruturar uma campanha desse porte se os seus clientes não sabem o que está acontecendo na sua loja?
Por isso a divulgação ativa é tão importante.
Analise quais os canais você tem contato com os seus clientes.
É hora de usar a sua lista de contatos, e-commerce, Lives, WhatsApp.
Comunique sobre a sua campanha, faça antecipação. Contagem regressiva. Utilize os canais para gerar desejo e curiosidade sobre os seus produtos e promoções.
Assim como as minhas alunas no programa de mentoria, que anunciaram as suas lives e as suas campanhas de Black Friday com postagem no feed e no Reels (Clique aqui para conferir o Reels).
Veja:
Lembre-se que a identidade visual da sua campanha precisa estar presente em todos os canais.
Dentro do programa Varejo infantil Smart você pode encontrar vários packs com templates editáveis para facilitar a construção e a integração da sua identidade visual em todos os canais. Clique aqui para saber mais.
Todas estas alunas citadas aqui já fizeram suas lives de Black Friday e falaram um pouco sobre os resultados.
5- Campanha de vendas estruturadas.
A identidade visual bem definida é um ponto chave para a sua campanha e é claro, como já disse várias vezes, toda campanha precisa ter um nome e esse nome tem que ser de fácil fixação e forte ao mesmo tempo isso ajuda a potencializar a sua ação de venda.
A comunicação forte precisa estar presente em todos os canais, assim como dito do passo anterior.
A vitrine do interior da loja precisa estar alinhada e com uma comunicação marcante.
Mude o foto do perfil do whatsApp e do instagram, coloque banners no seu e-commerce, faça destaque sobre a sua campanha no instagram. Deixe que as pessoas reconheçam a sua marca e a sua campanha pela sua identidade visual forte. Assim como a minha aluna e dona da Amor bibi moda infantil:
Ela também fez um reels muito interessante para divulgar a sua Black Friday. Clique aqui e assista.
6- Aproveite a proximidade das datas para conectar com o natal.
Muitas lojas já estão trabalhando as campanhas de natal “em paralelo”.
Você pode utilizar a Black Friday como gancho para as vendas de natal.
Um exemplo é colocar um voucher para as compras de natal, na compra de um número X de peças em determinados produtos (Produtos que não entraram em promoção na Black Friday), Aproveitando o aumento no fluxo de clientes para aquecer as vendas de natal.
7- Planejamento e antecedência.
Nada adianta você imaginar uma campanha incrível se você não planejar de forma estratégica e com antecedência.
Você precisa estruturar e definir:
Identidade visual;
Segmentar estoque;
Planilhar todos os passos e produtos;
Material de divulgação e os canais;
E todos esses passos demandam tempo.
Sabemos que é estilo do brasileiro deixar tudo para a última hora, mas entenda que planejando com antecedência você consegue um resultado muito melhor, atingindo um número maior de clientes, uma margem melhor e melhores parcerias.
Em resumo.
Uma ação de Black Friday bem estruturada e com as estratégias certas é muito poderosa.
Mas não esqueça que você precisa se atentar à estrutura da sua loja e ao seu estoque antes de tudo.
Só assim você vai conseguir extrair o melhor resultado dessa campanha e de várias outras.
Agora me conta como está o seu planejamento de Black Friday.