Como encontrar o ponto de equilíbrio do seu negócio infantil.

O primeiro passo para você melhorar a saúde financeira do seu negócio infantil é ter clareza sobre as suas contas e encontrar o ponto de equilíbrio no seu faturamento.

Eu sei que quando o assunto é gestão financeira, as coisas parecem mais difíceis, mas eu vou descomplicar isso para você. 

A gestão financeira não é a sua inimiga.

Muitos empresários, por acreditarem que a gestão financeira é algo muito complexo e que não levam jeito para isso, acabam procrastinando e não dando a devida atenção para esse braço tão importante do varejo infantil.

E essa falta de atenção faz com que esse empreendedor não tenha clareza sobre a realidade do seu negócio, prejudicando no faturamento total da empresa. Por ser formada em ciências da computação, ter um MBA em administração de empresas e por ter trabalhado durante anos com gestão de lojas infantis, atuando no dia a dia delas, consegui traduzir a gestão financeira de maneira fácil. E passei a me dedicar a passar esse conhecimento adiante.

A gestão financeira não é a sua inimiga, você não precisa e não pode ter medo dela.

Quer saber quais são as métricas que você precisa avaliar no seu negócio? Confira essa publicação no meu instagram. Clique aqui.

Uma sugestão valiosa é, tenha um sistema de gestão. Isso vai te ajudar nos seus processos e a controlar as finanças da sua empresa. Assim, você não deixa de dar atenção a esse parte do seu negócio e da mesma forma, você economiza tempo para cuidar das partes mais divertidas do varejo infantil, como as compras.

Um bom sistema de gestão que eu recomendo é o PHIBO, inclusive minhas alunas do varejo infantil smart e de mentoria tem um desconto especial.

Eu falo mais detalhadamente sobre ponto de equilíbrio em um vídeo no meu canal do youtube. Clique aqui.

O porquê você deve  conhecer seu ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio é o número  que vai de acordo com as suas despesas e o seu faturamento.

Ou seja, é o valor que você enquanto empresária precisa enxergar dentro do seu negócio, que te aponta onde você começa a lucrar.

Isso quer dizer que, um número abaixo do seu ponto de equilíbrio, você está tendo prejuízo, um número acima você já tem lucro.

Um exemplo, se a sua loja fatura em torno de 40 mil reais por mês, e sabe quais são as suas despesas fixas e variáveis, vamos dizer que  girem em torno de 10 a 20 mil reais e sabendo qual é o markup do seu negócio, você consegue chegar ao seu ponto de equilíbrio.

É a partir daí que você consegue tomar as suas decisões com mais clareza. É a partir desse ponto de equilíbrio que você consegue planejar as suas compras ou as suas estratégias e metas para  equipe.









Faça das  Planilhas a sua aliada.

Para você conseguir ter clareza sobre as suas finanças, você precisa deixar isso tudo muito visível em um lugar só, assim você vai conseguir enxergar como está de fato a saúde financeira da sua loja. 

A planilha vai ser seu braço direito nessa jornada em busca do ponto de equilíbrio do seu negócio infantil.

Nela você precisa colocar:

  • Todas as suas despesas fíxas;
  • Suas despesas variáveis;
  • Seu investimento mensal;
  • Seu faturamento mensal;
  • Valor que os produtos vendidos naquele mês custaram para você.

Como já citei aqui, tive loja infantil durante anos e atuar no dia a dia delas me possibilitou desenvolver métodos para facilitar essa gestão e eu passei a me dedicar a ensinar esses métodos e dentro de um dos meus treinamentos, você encontra uma planilha detalhada que te permite enxergar o ponto de equilíbrio e a saúde do seu negócio (se tem lucro ou não) e os relatórios mais importantes para você visualizar a gestão financeira como um todo, de maneira simples e descomplicada. , é só clicar aqui se quiser saber mais.

Tenha metas.

Tenha metas.

É preciso ter um objetivo claro a ser alcançado e você e sua equipe devem estar cientes desse objetivo.

Se você é uma empresária que trabalha sozinha e acha que por isso não precisa estabelecer metas, já que não tem colaboradores. É aí que está o seu erro. 

Mesmo trabalhando sozinha, você precisa ter um objetivo definido, um caminho e se cobrar para alcançar essa meta. 

Quanto você quer faturar?
Quanto você precisa vender para isso?

Tenha essa clareza, trace estratégias para chegar todo mês no seu objetivo ou ultrapassá-lo.

Assim, as chances da sua loja te dar cada vez mais lucro, aumentam consideravelmente.

E saber calcular as metas está associado também a ter definido o seu ponto de equilíbrio.
Agora, se você ainda não sabe a importância do ponto de equilíbrio no seu negócio infantil, eu sugiro que você coloque em prática tudo o que aprendeu aqui o mais rápido possível, só assim você vai conseguir melhorar a saúde financeira da sua loja.

Me conta, qual a sua maior dificuldade em relação a gestão financeira? Responda nos comentários.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Em Alta

Posts Recentes