Dicas para estruturar a sua campanha de DIA DAS CRIANÇAS!!


Primeiramente você precisa entender que independente do seu nicho no mercado infantil, seja ele moda, sapatos, brinquedos, móveis ou enxoval, você  deve criar uma campanha para o dia das crianças, que vai valorizar a sua loja e os seus produtos.

Mesmo que o seu produto não seja um item que seja pensado/lembrado como um presente logo de cara, como móveis e enxoval, você pode aproveitar essa data para promover a sua loja e atrair a atenção dos seus clientes.

Enfim, uma das coisas que você precisa pensar na hora de criar a sua campanha é quem é o seu público.

Leve em consideração que as crianças não têm o poder de decisão de compra, então, se os seus produtos são voltados para crianças de  0 a 14 anos, por exemplo, o público da sua campanha precisa ser cativar os pais, avós, tios, padrinhos, porque serão eles que efetuarão as compras na sua loja.

No caso do público teen, eles já podem ser levados em consideração na hora de criar a sua campanha, pois adolescente já tem discernimento suficiente para tomar a decisão de comprar ou não um produto.

Tudo isso são pontos que precisam ser considerados no momento de idealização da sua campanha de dia das crianças, porque saber o seu público interfere em todos os aspectos do seu planejamento, desde da escolha da identidade visual, as cores da sua campanha, as estratégias de marketing e até a forma como seus colaboradores vão abordar e falar com os seus clientes.

1 – Pense no seu público.


Primeiramente você precisa entender que independente do seu nicho no mercado infantil, seja ele moda, sapatos, brinquedos, móveis ou enxoval, você  deve criar uma campanha para o dia das crianças, que vai valorizar a sua loja e os seus produtos.

Mesmo que o seu produto não seja um item que seja pensado/lembrado como um presente logo de cara, como móveis e enxoval, você pode aproveitar essa data para promover a sua loja e atrair a atenção dos seus clientes.

Enfim, uma das coisas que você precisa pensar na hora de criar a sua campanha é quem é o seu público.

Leve em consideração que as crianças não têm o poder de decisão de compra, então, se os seus produtos são voltados para crianças de  0 a 14 anos, por exemplo, o público da sua campanha precisa ser cativar os pais, avós, tios, padrinhos, porque serão eles que efetuarão as compras na sua loja.

No caso do público teen, eles já podem ser levados em consideração na hora de criar a sua campanha, pois adolescente já tem discernimento suficiente para tomar a decisão de comprar ou não um produto.

Tudo isso são pontos que precisam ser considerados no momento de idealização da sua campanha de dia das crianças, porque saber o seu público interfere em todos os aspectos do seu planejamento, desde da escolha da identidade visual, as cores da sua campanha, as estratégias de marketing e até a forma como seus colaboradores vão abordar e falar com os seus clientes.

2– Estabeleça metas.

Sempre defina uma meta para as suas campanhas, pois é ela que vai nortear todos os processos dessa campanha.

O raciocínio é simples, se você não tem uma meta estabelecida, não tem um objetivo, em qualquer ponto que você atingir vai ser suficiente. “Se der certo, ótimo, se não der, tudo bem também”. E quando falamos de varejo infantil, esse pensamento não pode existir em hipótese alguma.

Então, assim que começar o planejamento, estabeleça uma meta e defina quantos dias a sua campanha vai durar  e divida a sua meta para esses dias.

Assim, você vai conseguir se manter focado e vai motivar a sua equipe, portanto, deixe todos cientes da meta e se cobre para cumprir. 

3 – Overdelivering

Você já ouviu falar em Overdelivering? Esse conceito consiste em surpreender o seu cliente. E isso pode ser feito através de estratégias simples.

Um exemplo de fácil execução é o frete. Quando o seu produto é um item que demora a ser entregue ou que você não tem em estoque, passe um prazo um pouco maior para o seu cliente. Ex: Vamos supor que você vende móveis infantis, e você sabe que o seu fornecedor entrega em até 15 dias, passe para o seu cliente o prazo dobrado, de 30 dias. Dessa forma, quando o seu cliente receber na metade do tempo, ele vai se surpreender e é quase garantido que volte a comprar com você.

Outra estratégia de Overdelivering é a dos mimos, entregando um presentinho para o seu cliente no ato da compra ou junto com a compra.

Um exemplo, quando eu tinha loja infantil em Marília, no setor de móveis, as negociações eram sempre mais demoradas do que de roupas por exemplo, exigia alguns orçamentos, enfim, quando o cliente decidia efetuar a compra, eu já deixava a minha equipe orientada e esse cliente encontrava um presente esperando por ele no caixa.

E pode ser algo que não saiu do seu bolso necessariamente, às vezes um brinde do fornecedor. Isso vai encantar o cliente  e a fidelização é quase certa.

Sempre pense no que você pode fazer para agradar aquele cliente. Faça sempre a mais, faça além do previsto. Isso é Overdelivering.

4- Antecipação.


Uma das primeiras coisas que você precisa pensar é fazer uma boa antecipação para a sua campanha. Isso é fundamental e pode determinar o sucesso dela. Fazendo um planejamento antecipado você consegue elaborar cada etapa do processo com mais atenção e claro, conseguir preços muito legais em itens que vão agregar valor a essa campanha.

Uma das campanhas de dia das crianças que realizei na Petit PonPon quando eu era a dona da marca foi a distribuição de baldes de pipoca para clientes que compravam acima de um valor X e que por ter comprado com antecedência me saiu com um preço bem legal e deu tempo de personalizar todos os baldes com o nome da minha loja e a identidade visual da minha campanha. 


Você pode fazer uso de parcerias para melhorar a experiência do seu cliente e fortalecer a sua marca.

No caso desta campanha que fiz com os baldes de pipocas, eu inclui os logos das marcas parceiras, que a minha campanha tinha como direcionamento e isso   deu mais força a essa ação de vendas. 

Existem várias formas que você pode usar essa ideia, por exemplo eu fiz uma festa do pijama, para contextualizar o balde de pipoca.  Você também pode fazer uma tarde de cinema, com filmes infantis da época dos pais. Enfim, são diversas possibilidades que podem ser exploradas.

Então, se antecipe, planeje com calma, pense em todos os detalhes para encantar o seu cliente. Pense na exposição das roupas, na ambientação da loja, nas vitrines, nas artes e fotos para as redes sociais e um passo extremamente importante é: Dê um nome para a sua campanha. Sempre dê um nome!

Uma dica extra aqui: Explore os 5 sentidos. Pense na música ambiente (precisa casar com a sua campanha), ofereça doces e alimentos que remetem a infância. Um cheio que também lembre a infância, decore sua loja com o tema da sua campanha e use embalagens que agreguem valor ao seu produto. 


5 – Campanhas

 
Já pensou em ter como tema algo que explore a memória dos pais? Usando brinquedos antigos, algum chiclete/bala que tenha feito muito sucesso. Coloque músicas infantis antigas.

Isso vai surpreender os pais, isso eu garanto e quando você surpreende, você gera emoção e quando você emociona, você se conecta e quando você se conecta, você vende!

Outra ideia de campanha muito legal envolvendo os pais é: Peça uma foto dos pais, dos dois ou de um, quando crianças e faça publicações nas suas redes sociais prestando homenagens e  abrindo um canal para que ele ou ela relembre a sua infância. Fazendo uma semana especial e gerando desejo e curiosidade para a sua loja.

Ou então, ainda usando as ideias das fotos, que tal fazer uma disputa no seu perfil, com comparações entre pais e filhos? O pai/mãe e filho mais parecidos ganham um presente ou um desconto na loja.

A montagem de kits também é uma estratégia para agregar valor percebido ao seu produto, uma forma de fazer isso é com parcerias, com doces, brinquedos, papelarias, livrarias. Você tem infinitas possibilidades aqui, saia um pouco da caixinha. Isso vai fazer uma diferença enorme e fortalecer muito a sua ação.


Se você tem loja online, você também pode explorar muito de tudo o que estou falando aqui e o instagram te dá uma ótima ferramenta de trabalho que explorada da forma certa, converte muita venda.  As lives!! Sabendo usar você alavancar as suas vendas. Eu falo e ensino muito isso no meu programa de mentoria. Clique aqui e saiba mais.
Você já ouviu falar em campanha cápsula? É um conceito de campanha estruturada, que envolve muitos aspectos na construção, desde a definição da identidade visual até a comunicação com o cliente final.

É  a estratégia que vai fazer o lançamento da sua nova coleção ou da sua campanha se diferenciar da maioria!

Um exemplo, quando se fala de lançamento de uma nova coleção, o que mais vemos por aí são lojas fazendo divulgação de: Coleção outono/inverno ou primavera/verão, certo? E isso é muito batido, todo mundo faz.

Na estruturação de campanha cápsula você descobre a importância de um nome impactante para o sucesso dos seus lançamentos e claro, a forma certa de idealizar e divulgar a sua campanha.

6 – Divulgação


Use todos os canais disponíveis de comunicação. Você não pode deixar de comunicar as pessoas sobre as suas ações de venda, deixar de fazer isso é uma grande falha no seu planejamento.

Instagram – Lives, Storys, Feed, mas principalmente os Reels, você pode atingir e atrair possíveis clientes que ainda não conhecem a sua loja, o instagram está entregando cada vez mais os Reels, não perca essa oportunidade de divulgar organicamente a sua loja.

Assim como fez essa minha aluna, fazendo lives para divulgação da sua campanha.


O tiktok também é uma excelente forma de divulgação orgânica e usando as trends você pode aumentar ainda mais o seu alcance.

Mesmo tendo ótimas opções de divulgação orgânica, é imprescindível que você faça anúncios sempre que possível!!!

Use seu banco de dados, é essencial que você mantenha seu mailing atualizado e comunique seus clientes habituais em todas as suas ações de venda. 


7 – Capacite e engaje o seus colaboradores

Em uma ação tão importante quanto o dia das crianças é fundamental que os seus colaboradores estejam preparados e ciente de toda a comunicação estratégica criada para essa data.

Alerte os seus colaboradores sobre o cuidado especial que eles precisam ter com as crianças nesse dia e com os clientes.

Deixe eles prontos para prestar um atendimento humanizado e cheio de empatia para agradar e encantar os clientes.

Uma maneira muito legal de  gerar desejo é deixar as crianças à vontade para que elas peguem e testem seus produtos, principalmente caso os seus produtos sejam brinquedos.

Uma loja que visitei na Bélgica, criou um espaço especial para que as crianças possam brincar com os produtos da loja. Isso incentiva a compra.

Crie uma experiência incrível para as crianças e para os pais.

8 – Mensure os dados da sua campanha.

A meta foi atingida? Como foi o desempenho da sua equipe?
Anote e registre todos os dados do que deu certo e do que não deu certo na sua campanha, durante todo o processo.

Esse passo é muito importante para que as suas próximas ações sejam melhores e para que você saiba o que pode replicar ou não.

Levantar os pontos de melhoria é essencial, não deixe de fazer isso em todo o processo da sua ação.


Com tudo.

Planejar uma ação de vendas para o dia das crianças não é um bicho de sete cabeças, mas precisa ser feita com muita atenção e com muita estratégia.

Essa é uma ótima oportunidade para atrair os olhares para a sua loja  e o seu produto, então, use com sabedoria.

Me conta, essas dicas foram úteis para você. Deixe o seu comentário. 

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