O natal é uma das datas mais importantes do varejo, principalmente para o varejo infantil. E enquanto lojistas precisamos começar a pensar de forma estratégica nessa data o quanto antes.
Iniciar o planejamento da campanha de natal com antecedência é fundamental para determinar o sucesso das suas vendas de final de ano.
Um dos pilares de uma boa campanha é a divulgação e as redes sociais são aliadas nessa hora. Então, a construção de uma boa identidade visual e de uma vitrine virtual atrativa é um ótimo negócio para quem quer vender mais no natal.
Feed do instagram bem estruturado.
Trabalhar o feed do instagram de forma estratégica traz muitos benefícios e te diferencia dentro do mercado infantil.
Ter o layout bem construído, constância nas publicações, composições estruturadas e que geram valor, vai te dar autoridade e gerar respeito pela sua marca. Fazendo com que você se conecte mais com a sua audiência e melhore a sua presença no digital.
95% dos consumidores escolhem se vão ou não comprar um produto de acordo com a aparência. Se ela agrada, ele tende a comprar. Desses 95%, 85% são influenciados pelas cores.
Esse dado é muito importante e precisa ser levado em consideração na hora da construção da identidade visual da sua campanha e da sua vitrine virtual.
Atenção aos detalhes.
Cada detalhe importa na hora de construir a sua vitrine virtual.
Primeiramente você precisa ter o seu público muito bem definido, conhecer a sua persona. Isso influencia diretamente na hora de escolher os elementos e as cores usadas na sua campanha.
Feito isso, você precisa definir qual a comunicação mais vai atingir o seu público e escolher tudo a partir disso.
A escolha das cores, dos elementos, fontes, filtros. Tudo deve ser feito de forma bem planejada, para ficar harmônico e encantar os seus clientes e claro, traduzir a comunicação e a identidade da sua loja infantil.
Para te ajudar e te inspirar, eu trouxe aqui um perfil de uma loja Europeia que conseguiu harmonizar todo o feed do instagram e envolver os clientes no clima de natal, com o uso de imagens, cores, músicas, tudo para fazer alusão ao tema central.
Perceba a diferença do feed antes e depois de iniciar a campanha de natal.
Repare na forma harmônica que a loja conseguiu transmitir a mensagem, nos elementos usados, na composição das imagens.
Outro ponto interessante foi a forma como a loja conseguiu agregar valor aos seus produtos, sem expor o produto cru, criando um contexto em torno dele, como na imagem abaixo.
Todos esses elementos em conjunto, podem transformar a percepção que o seu cliente tem da sua loja e converter muito mais.
Como fazer essa construção?
Eu sei que pode parecer muito difícil conectar todos esses elementos de forma estratégica e que fiquem uniformizados.
Mas fica tranquilo que eu trouxe aqui dicas de ferramentas que você pode usar para buscar inspiração e colocar a mão na massa.
Vamos lá!
Canva
A primeira ferramenta que você pode e deve usar para construir um feed impecável é o queridinho CANVA.
Ele te dá vários templates editáveis e vários elementos para usar nas suas artes. Sem contar que te ajuda também nas construções das cores. Basta subir uma imagem que ele te dá todas as cores similares e que casam com aquela imagem.
Inclusive as minhas alunas do programa varejo infantil smart, têm acesso exclusivo a Paks editáveis, aulas de canvas e layout do perfil do instagram, para analisar e organizar as postagens antes das publicações. Clique aqui para saber mais.
Feed Preview
Outra ferramenta que pode te ajudar a fazer essa organização do feed antes das postagens é o Feed Preview. Essa ferramenta simula o seu feed do instagram, e você pode incluir as próximas postagens e analisar como fica no feed, antes de fazer a postagem.
Dessa forma você consegue organizar o seu feed no formato que quiser, em mosaico, xadrez, coluna.
Oto255.
Essa ferramenta é muito legal e te ajuda na escolha da sua paleta de cores e combinações. Nela você consegue descobrir a numeração das cores para usar nas suas artes e a numeração de toda a nuwance.
Isso pode te auxiliar na hora de deixar o seu feed harmônico com cores e tonalidades que casam.
Fontes
Sabe quando você vê uma publicação ou uma arte legal e pensa, nossa, essa fonte casaria muito bem com o meu layout, mas você não faz ideia que fonte é aquela? Então, existe uma forma muito simples para descobrir isso.
O site myfonts tem a opção de busca, basta subir a imagem com a fonte que você quer saber qual é, na parte Whatthefont do site, e pronto, ele vai te dar várias opções de fontes similares com aquela.
Fanticon.
Esse site é muito legal para você compor as suas artes. Ele também dá elementos e desenhos que você pode usar de forma gratuita. Também temos essa função no Canva, porém a maioria dos elementos são exclusivos para o Canva pro. Já no Fanticon, todos são gratuitos.
Dribbble.com
Essa é uma ferramenta de busca de palavras chaves, onde você encontra templates prontos para se inspirar e usar nas criação da sua identidade visual e vitrine virtual. Essa ferramenta entrega modelos diferentes do canva, que são templates mais tradicionais e comuns. No caso do Dribbble você encontra elementos diferentes e que podem casar muito bem com a sua estratégia e campanha.
Lembrando sempre de levar o público alvo em consideração na hora de escolher os elementos.
Em resumo.
Agora que você percebeu que por mais que pareça muito complexo deixar o feed harmonioso e que transmita toda a comunicação e identidade da sua loja de forma que você consiga passar autoridade e gerar conexão. Se você conhecer as ferramentas e o seu público, tudo isso pode ficar mais simples.
Claro que você também precisa de conhecimento técnico e de uma estratégia muito bem estruturada para planejar uma campanha de natal que te faça vender mais.
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