8 dicas para alavancar as vendas do seu varejo infantil no Dia das Crianças.

Perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães, o dia 12 de outubro é muito importante para os varejistas de todo o país, em especial para o setor infantil. 

Em especial esse ano, em que a expectativa de vendas para 2022 é que essa data movimente R$ 13,68 bilhões no comércio, aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais.


Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre como você pode aplicar 5 estratégias para aproveitar essa data comemorativa, vender bastante e faturar alto.  Vamos começar?

Índice

  • Primeira estratégia – Defina suas metas.
  • Segunda estratégia – Chame a atenção
  • Terceira estratégia – Crie condições especiais
  • Quarta estratégia – Aumente a sua presença no digital
  • Quinta Estratégia – Esteja atenta ao estoque
  • Sexta Estratégia – Atenção as regras de publicidade infantil
  • Sétima Estratégia – Use o tráfego pago
  • Oitava Estratégia – Prepare o seu time
  • Resumo

Primeira estratégia – Defina suas metas.

Sempre defina uma meta para as suas campanhas, pois é ela que vai nortear todos os processos dela. 

O raciocínio é simples, se você não tem uma meta estabelecida, não tem um objetivo, em qualquer ponto que você atingir vai ser suficiente.

“Se der certo, ótimo, se não der, tudo bem também”. E quando falamos de varejo infantil, esse pensamento não pode existir em hipótese alguma.

Então, assim que começar o planejamento siga esse passo a passo: 

1. Estabeleça uma meta realista e alcançável;

2. Defina quantos dias a sua campanha vai durar;

3. Divida a sua meta para esses dias;
4. Acompanhe diariamente o progresso dos resultados;


Assim, você vai conseguir ter clareza da sua evolução, agir rápido caso os números estejam abaixo do esperado e manter o time focado e motivado para bater as metas estabelecidas. 
Portanto, antes de começar a executar qualquer campanha, lembre-se de deixar todo o time ciente da meta e se cobre para cumprir.


Segunda estratégia – Chame a atenção

Você provavelmente já estava passeando no shopping e se deparou com os olhinhos de uma criança brilhando em frente à vitrine de sua loja predileta. 

Isso mostra que elas, ainda mais que nós adultos, são intensamente visuais, e é aí que uma vitrine caprichada e atrativa faz a diferença na sua loja! 

Então, durante o período preparatório para o Dia das Crianças, aposte em decorações que se encaixem com a identidade da sua loja, use manequins e elementos que comuniquem a mensagem da sua campanha de forma clara, para que o seu cliente já entre na sua loja imaginando o que vai encontrar.

O cliente já crie uma expectativa positiva do que vai encontrar dentro da sua loja. 

E isso impacta diretamente no seu faturamento. 

Mas sempre lembrando que o excesso de informações nunca é bem-vindo, e que a criança não é a única que deve se interessar pela sua vitrine; 

Afinal, mesmo que você chame a atenção das crianças, são os pais que você precisa convencer, pois eles que comprarão os produtos. 

Para além da fachada da loja, é importante que você consiga manter a atenção e interesse do cliente em seu interior. 

Então, a identidade visual que você trabalhou fora da sua loja, você também precisa reproduzir ela dentro da sua loja. 

Defina como você quer que o cliente se sinta dentro do seu negócio. 

Pois, com essas definições você consegue trabalhar a iluminação do ambiente, a posição dos produtos, o aroma que a sua loja terá, a música que estará tocando para receber os seus clientes. 

A experiência que você proporciona ao cliente, pode não só aumentar o seu faturamento, mas também a sua cartela de clientes, fidelizando todo aquele que faz uma compra no seu negócio. 

Outro exemplo é da minha outra aluna dona da @eraumavezmp. Clique aqui e confira.

Perceba como a escolha das cores das peças, as posições dos manequins, a iluminação da fachada, as peças decorativas…TUDO contribui para um impacto visual importante para o cliente.

Terceira estratégia – Crie condições especiais

Quando se trata de datas comemorativas, iniciativas que engajam o consumidor são sempre bem-vindas. 

Nesse caso, vai depender da sua criatividade a escolha das melhores formas de levar os pais, tios ou avós, ao produto desejado.

Por exemplo, pense que é muito comum a necessidade de comprar mais de um presente, nos casos de padrinhos com mais de um afilhado ou famílias numerosas.

Então, para aproveitar esse fenômeno, faça descontos especiais do tipo pague 1 leve 2, seleções de brinquedos para gêmeos, e qualquer outra ação que faça o cliente adquirir tudo no mesmo local, facilitando o processo e o estimulando a retornar à sua loja em ocasiões futuras.

Mas lembre-se que, é importante selecionar peças que mesmo com os combos e descontos, você consiga manter uma margem positiva e com lucro. 

Uma boa opção de ação para o dia das crianças é recorrer a campanhas solidárias, para chamar atenção para a sua loja e mostrar humanização. 

Dessa forma, além de sensibilizar os seus clientes e fazer o bem, óbvio, você chama a atenção para a necessidade de ajudar o próximo e se põe como um negócio que está atento aos problemas sociais. 

Abaixo um exemplo de ação para o mês das crianças feito por uma das minhas alunas de mentoria.



Quarta estratégia – Aumente a sua presença no digital

Se você ainda está pensando em aderir ao meio digital como forma de promover o seu estabelecimento, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aliar a loja física à sua presença na internet.

Aproveite a atmosfera alegre e o ânimo nostálgico dos consumidores nesta época do ano, e seja criativo com os posts nas redes sociais e nas campanhas de marketing digital por outras plataformas.

Você pode, por exemplo, incentivar os usuários a contarem uma história saudosa de sua infância, ou lhes pedir para reviver uma foto das antigas.

Por mais que isso não reflita diretamente no aumento das vendas, é um ótimo jeito de criar uma identificação especial com o seu cliente. 

A presença no digital é essencial e isso não é mais segredo para ninguém. 

Eu sempre bato na tecla da criação de conteúdo para gerar conexão entre a sua loja infantil e os seus clientes, mas não podemos esquecer de forma alguma que o objetivo final é a venda. 

Então, para vender você precisa expor os seus produtos e mostrar os benefícios dele, portanto, ter uma boa vitrine virtual pode e vai aumentar o seu faturamento. 

Crie imagens e artes bem estruturadas, bonitas e que se alinhem a toda a comunicação e identidade da sua campanha, conectando toda a sua estratégia para essa data.

Um exemplo claro da importância do impacto visual no seu perfil em redes sociais, é a conta da minha aluna @picolemodakids. 

Ela é minha aluna e com as estratégias certas, conseguiram montar esse chamativo e lucrativo feed: 



Quinta Estratégia – Esteja atenta ao estoque

Agora que você já sabe algumas ações inteligentes que vão te ajudar a lucrar no Dia das Crianças, a última dica de ouro é se atentar ao seu volume de estoque. 

Afinal, de que adianta ter uma decoração linda para a criançada, oferecer promoções atrativas e facilitar o processo de vendas, se não há mais produtos para o consumidor adquirir? 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Senac de Minas Gerais, mais de 75% dos consumidores optam por fazer as compras do Dia das Crianças apenas na semana do dia 12 de Outubro. 

É pensando nisso que você deve se preparar antecipadamente para não correr o risco de deixar o seu cliente na mão.

Então entre em contato com os seus fornecedores e certifique-se de que seus pedidos chegarão a tempo e serão suficientes para suprir a alta demanda.

Uma boa estratégia a ser adotada é, revisar os resultados da sua campanha de dia das crianças do ano passado. 

Com isso, você consegue entender o volume de vendas movimentado na sua loja nessa data comemorativa e entender como você pode montar o seu estoque neste ano, para atender a necessidade dos seus clientes, sem ter prejuízo no final. 

Sexta Estratégia – Atenção as regras de publicidade infantil

Quando se trata de campanhas de vendas que envolvem o público infantil, é preciso ter muita responsabilidade para fazer ações de marketing responsáveis e legais 

Por isso, um ponto que todo varejista infantil deve ter em mente na hora de desenvolver uma campanha de Dia das Crianças são as regras para publicidades destinadas a essa faixa etária.

E para que você não tenha problemas ao fazer a publicidade da sua campanha, aqui vão algumas das principais restrições para esse tipo de propaganda, segundo o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar)

  1. Não usar verbos imperativos, como “compre”, “use”, “adquira” e “peça para seus pais”
  1. Não desvalorizar valores sociais positivos, como amizade, honestidade e respeito às pessoas, animais e meio ambiente;
  1. Não incentivar qualquer tipo de discriminação, principalmente daqueles que não sejam consumidores do produto;
  1. Não associar crianças e adolescentes a situações ilegais ou perigosas;
  1. Não sugerir que o consumo do produto anunciado proporciona superioridade;
  1. Não provocar constrangimento aos pais ou responsáveis;
  1. Não utilizar um formato jornalístico;
  1. Não fazer uso de personagens do universo infantil para capturar a atenção do público.

Então, agora você tem dois caminhos a seguir: 

Primeiro: se as duas campanhas já estão sendo executadas, faça uma revisão e análise se elas concordam com o que o Conar autoriza para a propaganda para essa faixa etária. 

Segundo: se a sua campanha ainda será executada, use essas orientações para que ela possua uma comunicação legal e responsável.

Sétima Estratégia – Use o tráfego pago

Muitas vezes as empresárias do varejo infantil se limitam a usar apenas o tráfego orgânico das redes sociais como forma de anunciar os seus produtos e gerar vendas. 

Porém, os anúncios pagos são bastante úteis para aumentar o alcance das suas ações e segmentar exatamente os públicos-alvos que você deseja atingir.

Afinal, quando você posta um post na sua rede social, ele vai para TODOS os seus seguidores, até mesmo os seus concorrentes que não estão ali para comprar de você, mas apenas para te acompanhar. 

Por isso, se houver orçamento disponível, vale a pena investir em ferramentas de mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads. 

Lembrando que é importante criar anúncios divertidos, que sigam a identidade visual criada para a campanha e estejam de acordo com as regras para publicidade infantil, citadas acima. 

Uma boa prática também é realizar remarketing para os usuários que já tiveram contato com a sua marca, mas ainda não realizaram uma compra.

Oitava Estratégia – Prepare o seu time

Em uma ação tão importante quanto o dia das crianças é fundamental que os seus colaboradores estejam preparados e ciente de toda a comunicação estratégica criada para essa data.

Alerte os seus colaboradores sobre o cuidado especial que eles precisam ter com as crianças nesse dia e com os clientes.

Deixe eles prontos para prestar um atendimento humanizado e cheio de empatia para agradar e encantar os clientes.

Uma maneira muito legal de gerar desejo é deixar as crianças à vontade para que elas peguem e testem seus produtos, principalmente caso os seus produtos sejam brinquedos.

Uma loja que visitei na Bélgica, criou um espaço especial para que as crianças possam brincar com os produtos da loja. Isso incentiva a compra.

Crie uma experiência incrível para as crianças e para os pais.

Resumo

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade de aumentar o número de vendas do seu varejo, crescer a sua cartela de clientes e claro, ampliar o seu faturamento. 

Por isso, é super importante nessa data comemorativa preparar bem a sua loja e os seus estoques para aproveitar bem esse período. 

Mas agora, me conta aqui qual estratégia você vai aplicar no seu varejo infantil para potencializar as suas vendas e aumentar o seu faturamento? Deixe um comentário.

Não se esqueça de seguir todas as dicas e, caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários ou entrar em contato conosco!

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