Não vendeu bem nos dias das crianças? Descubra agora como se livrar do estoque encalhado.



Para o Varejo Infantil, o dia das crianças está entre umas das datas MAIS importantes para esse nicho de mercado, dessa forma, após essa data ou o seu negócio aproveitou bastante e faturou alto. 

Ou ele pode agora está correndo o risco de ter prejuízos por causa da significativa quantidade de produtos que sobraram no e agora estão encalhados no seu estoque. 

E para o varejo ter itens parados no estoque é um dos piores pesadelos, afinal, significa que o investimento não está girando. 

Por isso, a boa gestão de estoque deve ser vista como assunto prioritário no seu negócio. 

  • Seja por sazonalidade, concorrência acirrada ou mesmo mudança de interesses dos consumidores, em algum momento você poderá ver itens “esquecidos” nas gôndolas. Pensando em evitar esse transtorno, apresentamos 4 estratégias para vender produtos encalhados no estoque e manter o seu varejo infantil faturando.  Vamos começar?

1. Estratégia – Análise de Estoque.

Antes de pensar em ações para desafogar o estoque é preciso fazer um inventário completo e MAPEAR TODOS OS ITENS disponíveis.

Talvez alguns produtos não estejam realmente parados, ou seja, pode ser que a gestão de estoque seja ineficiente (entradas e saídas de mercadorias estão desencontradas).

Portanto, você deve identificar tudo o que está armazenado no seu estoque e comparar com os relatórios de abastecimento e vendas. 

Assim você terá uma dimensão exata do tamanho da ação de vendas que você precisa preparar e executar.

2. Estratégia – Ações de vendas.

Feito o controle de estoque e identificados os produtos encalhados, defina um objetivo e tente adicionar vantagens além das vendas

Se você tem itens presos no seu estoque, precisa fazer eles circularem, certo? 

Aproveite para criar ações que agreguem valor à sua marca. 

Por exemplo: aumentar a visibilidade da loja virtual, fidelizar clientes, reconquistar compradores antigos, etc. 

Junto do objetivo, liste as mercadorias encalhadas por ordem de prioridade

O filtro fica a seu critério: lote, prazo de validade, modelo descontinuado, baixa procura, área ocupada no estoque, maior/menor margem de lucro. 

Após fazer essa organização básica, você precisa definir o período em que essa ação de vendas vai durar. 

Toda empresária deve estar atenta às datas comerciais, desde as mais genéricas até as mais nichadas. 

Programe-se com antecedência para definir de quais campanhas participará e quais produtos parados no estoque merecem mais destaque.

Muitas lojas de varejo infantil fazem ações de “até 50% off” deixando os maiores descontos somente para as mercadorias encalhadas – ótima estratégia para chamar a atenção.

O ideal é planejar os períodos de ofertas, mas isso não exclui a possibilidade de promoções fora do calendário. 

O que não pode acontecer é ficar sem giro no estoque.

Outro fator importante é estabelecer um período de validade para os descontos, não estendendo a ação por muito tempo. 

Até uma semana é o bastante para expor os mesmos produtos

Se optar por um mês de ofertas, faça rodízios. Não foi o suficiente para escoar todos os itens? Avalie os resultados e tente outra estratégia.

Os principais tipos de promoção para desencalhar produtos do estoque são:

  • Desconto progressivo: quanto mais itens a pessoa comprar daquela seleção, maior será o desconto.
  • Cashback: você devolve o dinheiro em forma de crédito para futuras compras. No caso dos produtos parados, o cashback pode ser maior do que o usual (30% ou 40%, por exemplo).
  • Leve mais, pague menos: ótimo para itens de consumo, como alimentos, cosméticos, produtos de higiene, itens para PETs, artigos de moda, entre outros.
  • Desconto com frete grátis: por si só, “frete grátis” desperta a atenção da maioria dos consumidores. Para dar uma ajudinha extra, você concede um desconto um pouco menor, mas garante o frete grátis.

Lembre-se que esse tipo de estratégia pode ser aplicada nesse momento pós dia das crianças, mas também logo mais durante o tão esperado, Black Friday

As minhas alunas que têm acesso ao treinamento Segredo das Lives, elas vão além dessas estratégias de vendas listadas acima. 

Elas executam uma ação de vendas agressiva organizando uma live, identificando os melhores momentos e formatos para estar ao vivo, preparando o seu estoque para picos de vendas, sabendo  o que e como falar para manter o cliente engajado e interessado e fazendo os clientes disputarem e pagarem o valor justo em sua mercadoria.

Dessa forma, eles conseguem se livrar do estoque encalhado e ter um FATURAMENTO do mês em até 15 dias. 

Aqui estão alguns depoimentos das alunas que aplicaram a estratégia do Treinamento Segredos das Lives. Clique aqui para saber mais.








Se você quiser saber mais sobre o Treinamento Segredo das Lives, aperte aqui.

3. Utlize cross selling.

O cross selling é uma técnica de vendas muito eficiente para auxiliar sua operação de renovação de estoque. 

 

Consiste, basicamente, em sugerir itens relacionados ao produto que seu cliente está visualizando

Por exemplo, se o seu cliente compra um par de sapatos, você pode oferecer um par de meias, como cross selling.

Ou, se o seu cliente comprou um conjunto de roupinha de saída da maternidade, você pode oferecer as bolsas para que ele armazene essas roupinhas e outros utensílios que a mamãe de primeira viagem pode precisar. 

E fazer esse tipo de venda não configura venda casada (que é crime), pois o você está apenas sugerindo a compra de mais itens para garantir vantagens como descontos. 

Esses são exemplos de perfis de lojas infantis que fazem o cross selling. 

Obeserve que no perfil de @petitpelicano, a loja oferece uma linha completa para que o cliente compre todos os produtos que a criança precisa em apenas um local. 



Em outro exemplo de loja infantil, a @poainfantilfranca, observe que além de publicar a peça que eles querem fazer a venda, eles também sugerem o sapatinho ideal para combinar com a peça em questão. 

Uma ótima ideia de Cross Selling para você aplicar em sua loja. 



4 – Crie a sessão outlet.

Outra  estratégia muito boa para desencalhar o seu estoque e garantir o seu caixa abastecido durante todo o ano é criar uma seção outlet. 

Ou seja, uma parte dos seus produtos que sempre estarão com algum tipo de desconto.

Use esse espaço como um filtro para reunir todos os itens em liquidação

Sempre que possível, atualize os produtos  pelo menos trocando a ordem de exibição das mercadorias.

Nesses exemplos abaixo, a loja infantil @jogg_kids anuncia o seu Outlet através dos post do seu perfil.

Algo que você também pode reproduzir em seu varejo infantil.





Resumo

Estoque parado é sinônimo de prejuízo, ou seja, seu investimento não está gerando retorno

Itens encalhados atrapalham seu capital de giro, geram custos e prejudicam o seu lucro. 

Por isso, aplique as dicas passadas aqui e comece agora a cuidar e desencalhar as peças do seu estoque! 

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