Como usar o dia dos pais para divulgar a sua loja infantil e vender mais.


Eu sei que a dúvida mais frequente que surge é: Como trabalhar uma campanha de dia dos pais se eu não tenho o pai/homem como público alvo do meu produto e não trabalho com produtos de pai e filho (Venda casada).

Então eu trouxe aqui alguns dados e algumas dicas que vão mudar um pouco o seu mindset e te fazer enxergar o dia dos pais como uma oportunidade real para divulgar a sua loja infantil e vender mais. 

Conexão loja e cliente.

Enquanto lojista infantil, a proximidade acaba sendo maior com a mãe,  afinal de contas, 80% das crianças têm como responsável legal uma mulher (Mãe ou avó) e mais de 5 milhões de pessoas não têm o nome do pai no registro.

Mas o perfil familiar está mudando e vemos um aumento no número de pais presentes e que fazem parte do processo de decisão de compra nos produtos para casa e para os filhos. Sem contar os pais que assumem a responsabilidade da criação sozinhos. 

Mesmo que você que tem loja física não sinta esse crescimento, os pais estão mais presentes no digital e é importante criar essa conexão com eles nas redes sociais. 

Aumento nas vendas no dia dos pais.

Uma pesquisa realizada em 2021 revela que o faturamento no dia dos pais foi de 6,2 Bilhões, sendo 16% a mais do que no ano anterior. O ticket médio de produtos vendidos no digital para os pais foi de 449,00 reais, representando um crescimento de 11% em relação a 2020.

Outra pesquisa nos mostra quais os itens mais pesquisados para presente nos dias dos pais e as categorias que mais se destacam são: Bebidas; Beleza e saúde; Cama mesa e banho; casa e construção; eletrodomésticos; Eletrônicos; eletroportáteis; games; informáticas; instrumentos musicais; móveis e decoração; perfumaria e relógios.

Em uma pesquisa mostra que as primeiras buscam de presente para o dia dos pais começam já no dia das mães, esse é um dado importante para você pensar em campanhas de antecipação e conexão entre as datas.

Conteúdo para redes sociais.

Uma forma de você conseguir criar essa aproximação da sua loja com os pais é através de campanhas nas redes sociais.
E como você pode criar esses conteúdos.

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o perfil desses pais.
Mas como fazer isso?

O jeito mais fácil é através de pesquisas, tanto no google forms quanto no próprio perfil nas redes sociais com enquetes ou publicações listando os tipos de pais.
Ex: Qual tipo de pai você é?
Pai churrasqueiro, Pai aventureiro, O esportista, Pai clássico, Caseiro, Pai intelectual.

Ou se a sua loja for mais teen, que é um perfil que já consegue ter um poder de decisão de compra, a enquete pode ser, qual é o estilo do seu pai?

No google forms você tem a opção de fazer um questionário um pouco mais amplo, mapeando a persona completa para a sua campanha.

Dados que podem ajudar na criação de conteúdo

Uma outra pesquisa, realizada pela empresa global L em 2019, mostra que 38% dos pais não se identificam com o perfil de pais que são retratados nas campanhas e 27% disse que raramente se identifica.

A característica que eles menos sentem conexão é o modelo de pai perfeito, seguido pelo perfil de personagem secundário na criação dos filhos. 


Perguntados sobre quais características gostariam de ver nessas propagandas foi respondido que gostariam de ver perfis de pais mais participativos e presentes na vida dos filhos, dividindo das tarefas de forma igualitária com as mães, que também gostariam de ver os medos e os desafios da paternidade sendo representados e incluiram que seria interessante ver a diversidade também sendo representada, perfis de pais e de famílias que fogem do tradicional.




Uma outra fonte para conteúdos que pode ser explorada é a própria página de pesquisa do google. Se você digitar “Ser pai é…”  o google completa com as frases mais pesquisadas como: Ser pai é participar; Ser pai é ter responsabilidades…



E você também pode usar o google trends, que vai ampliar ainda mais esse universo para você. Eu explico mais sobre as ferramentas do google neste artigo: Aperte aqui

Enfim, um mundo de possibilidades que você pode usar para entender e conhecer melhor o perfil de pai que as crianças que usam as suas peças têm e criar os seus conteúdos a partir disso.

Enfim, um mundo de possibilidades que você pode usar para entender e conhecer melhor o perfil de pai que as crianças que usam as suas peças têm e criar os seus conteúdos a partir disso.

Apele para o emocional.

Dias como esses sempre são mais emocionais, use isso para criar empatia com o seu público.
O primeiro passo é criar um tema para a sua campanha de dia dos pais que tenha esse apelo emocional. O ideal é que você faça isso por 10 dias ou no mínimo uma semana. Fazendo uma antecipação para o dia, despertando curiosidade e desejo para essa campanha.

Uma dica de publicação que pode gerar essa comoção e conexão é fazer uma disputa com o seu público de fotos mais parecidas. Com a ajuda das mães, por exemplo, você pode fazer publicações com fotos dos pais quando crianças e de seus filhos, fazendo a comparação e pedindo para seus seguidores voltarem ou que cometem na publicação dos mais parecidos, e estes ganham um brinde ou um desconto no dia dos pais.

Outra forma é pedir que seus clientes compartilhem histórias, momentos marcantes entre pais e filhos , ou até mesmo histórias de seus funcionários com os filhos.  Fazendo isso nos dias que antecedem o dia dos pais.

Lembre-se que mesmo não vendendo produtos para adultos, datas como o dia dos pais não podem de forma alguma passar em branco. 

Outro tipo de conteúdo que pode gerar muita conexão é a indicação de séries e filmes que tenham esse lado família e relação pais e filhos muito forte. Eu por exemplo faria a indicação da série This is us, que tem esse apelo emocional e é bem familiar. 

Campanhas dia dos pais.


Para aumentar as suas vendas nessa data, caso você não venda produtos: pais e filhos, é legal fazer uso de parcerias para melhorar o movimento da sua loja infantil nessa época.

Usando as pesquisas que citei acima, você pode escolher lojas parceiras que se encaixem com o perfil da sua, ou que venda peças adultas das marcas que você vende no infantil, dando um voucher por exemplo da sua loja, na compra da peça adulta.

Eu por exemplo usei muito essa estratégia de parcerias quando eu tinha loja em Marília. Fazia parceria com uma loja muito renomada na cidade, chamada Quadra 10, vendíamos as mesmas marcas, eu no infantil e ela no adulto.

Um ponto importante caso a sua loja venda produtos infantis é se atentar a vitrine para essa data. No meu perfil no PINTEREST você encontra inspirações para essas vitrines e muito mais. Clique aqui.

Outra maneira de se trabalhar a campanha do dia dos pais é criar um momento de conexão entre pais e filhos na sua loja, com quebra cabeça ou brinquedos de montagem, para eles montarem juntos. Ou uma competição entre os clientes, a dupla (pai e filho) que montar mais rápido ganha um brinde.

Algo que seja dinâmico e rápido. Os pais não têm tanta paciência.

Outra ideia bem legal e que tem um apelo emocional bem bacana para presente, é fazer homenagens para os pais, junto com os presentes.

Em uma consultoria que fiz com uma aluna, nós fizemos uso de QRcode para mandar vídeo dos filhos prestando homenagens aos pais em Tags enviadas junto com os presentes. No caso da loja infantil dessa aluna, ela vendia produtos para pais e filhos e então, com ajuda das mães, fizemos os vídeos e colocamos o link no QRcode de presente para os pais.

(Não sabe criar QRCODE? Confira esse Reels aqui onde eu ensino. Clique aqui.)

Pesquisas mostram que os pais preferem presentes personalizados ou no estilo faça você mesmo.


Uma dica legal é, traga as crianças para montar as caixas de presentes com você e sua equipe na loja. A mãe pode gravar esse momento e isso pode até virar um conteúdo de bastidor que engaja muito.

Produtos personalizados também fazem grande sucesso.  Como essa opção feita pela loja reserva, com espaço para a personalização da camiseta com a frase que o filho desejar.



Outra coisa que você não pode deixar de considerar na hora de fazer a sua campanha de dia dos pais é a diversidade!

Famílias com dois pais ou pais solos e até mesmo o padrasto precisa ser lembrado, como nessa campanha feita pelas Lojas Americanas onde fala que a Amanda (nome da personagem) precisa comprar dois presentes de dia dos pais, um para o pai e outro para o padrasto que também é um paizão pra ela.



Enfim, é possível sim criar conteúdos e campanhas de dia dos pais, mesmo que esse não seja o público da sua loja infantil.

Agora me conta, depois de ler esse conteúdo, ficou mais fácil pensar em estratégias para alavancar suas vendas nessa data?

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