Como usar persuasão para vender mais

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Com tanta concorrência no mundo, desenvolver a habilidade de persuasão te colocará na frente dos negócios e te ajudará a aumentar suas vendas e a promover sua marca. 

Mas como aplicar a persuasão nas estratégias de marketing para vender mais e alavancar o seu negócio?

Leia mais e descubra.

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Cada empresa possui seus pontos fortes e, se queremos vender mais,  é natural que queiramos exaltar nossos diferenciais para o nosso cliente para que ele nos veja como referência no assunto.

Então vale perguntar qual é o diferencial da sua loja: preços acessíveis, História e tradição, prova social… 

Pergunte-se: Quais são os pontos fortes da minha loja?

A verdade é que se você quer vender mais não precisa escolher entre essas opções, é interessante que você combine essas três características na hora da venda para persuadir o seu cliente a comprar.

Você talvez esteja se perguntando agora como uma história pode te fazer vender mais, e a resposta é simples: todos gostamos de uma boa história!

A história é responsável por encantar o cliente e envolvê-lo na conversa, criando identificação com você; e aqui eu não estou falando necessariamente apenas da história da empresa, mas também do Storytelling.

Storytelling é a capacidade do vendedor de transmitir uma mensagem por meio de enredo elaborado e uma narrativa envolvente, criando conexão (Rapport) com o cliente a fim de conduzi-lo para a compra. 

O grande objetivo de gerar conexão através do Rapport é fazer com que o cliente esteja aberto ao que o vendedor tem a dizer e fique disposto a receber e avaliar a oferta. 

Isso certamente te fará vender mais!

Aplicar técnicas de Rapport para persuadir seus clientes pode te fazer vender mais e trazer resultados rápidos e significativos para sua empresa.

Mas tenha cuidado, não faça essa aproximação apenas por interesse em vender, o cliente irá perceber e a tendência é ele se afastar. Aja naturalmente.

Para aplicar o Rapport e persuadir os seus cliente a comprar mais, siga as seguintes dicas:

CHAME O CLIENTE PELO NOME

Pode parecer óbvio e é mesmo, mas você não pode se esquecer de chamar o seu cliente pelo nome. Se você quer vender mais, trate seu cliente pelo nome.

A maioria dos lojistas simplesmente ignora isso e trata o cliente como uma commodity. O nome das pessoas tem valor emocional, use-o sem moderação.

MODELE O SEU CLIENTE

Você pode fazer isso através da técnica no espelhamento. Consiste basicamente em espelhar alguns comportamentos do cliente, tais como seu tom de voz, velocidade da fala, vocabulário/expressões, linguagem corporal, etc., buscando criar conexão.

Aplicando a técnica do espelhamento o cliente tende a concordar mais com seus argumentos e aumentam as chances de você vender mais na sua loja.

Mas atenção, evite artificialidades; seja natural, envolva o cliente, deixe a conversa fluir com leveza e descontração, sem perder o foco, é claro.

Use os pontos de concordância entre vocês, tais como times prediletos, filmes, locais etc.  Essas paixões unem as pessoas e certamente te ajudarão a persuadir o seu cliente a comprar na sua loja.

FIQUE ATENTO A SUA LINGUAGEM CORPORAL

Você sabe, a primeira impressão é a que fica, então cuide bem da sua imagem, da sua postura e fique sempre atento a forma que você gesticula e se comunica.

Demonstre controle sobre a situação, mas sem ser dominante.

O segredo aqui é fluir com a conversa  e, à medida que o cliente vai soltando informações você vai pegando elementos que podem ser usados na conversa para persuadi-lo ao passo que modela sua comunicação.

CONHEÇA O COMPORTAMENTO E OS GOSTOS DO SEU CLIENTE IDEAL

Dê uma boa olhada nos perfis das redes sociais dos clientes que compram de você.

A partir dessa pesquisa você poderá mapear os gostos do seu cliente, a faixa etária, situação econômica e interesses em geral.

De posse dessas informações você poderá criar postagens que se comunicam muito melhor com seu público.

Assim você cria identificação com o cliente e faz com que sua loja de varejo infantil venda mais. Você pode aprender a Como Usar Legenda De Instagram Para ter Mais Engajamento no seu perfil aqui no blog.

A legenda do Instagram é extremamente importante para fazer com que as pessoas engajem com as suas publicações.

As armas da persuasão que discutimos aqui também podem e devem ser usadas nas suas redes sociais.

USE GATILHOS MENTAIS PARA PERSUASÃO

Se você quer vender roupas para crianças, ou melhor, para os pais dessas crianças, você precisa dominar alguns gatilhos mentais na hora da persuasão.

Os gatilhos mentais são usados para vendas e persuasão do cliente no nível emocional, então nada de malabarismo intelectual aqui, nós queremos clareza e sentimentalismo.

Os gatilhos mentais existem naturalmente em nosso cérebro porque eles nos ajudam a tomar decisões sem racionalizar. Isso é muito bom porque nos poupa energia.

Imagine se você tivesse que raciocinar sobre tudo que você faz no seu dia a dia, em poucas horas você estaria completamente esgotado e não teria feito nada realmente significativo.

Então você pode usar os gatilhos mentais como uma ferramenta de persuasão do seu cliente e assim fazer a sua loja vender mais.

GATILHO MENTAL DA ESCASSEZ

Esse gatilho é ativado quando estamos diante de uma oportunidade limitada. A tendência é que queiramos agir para consumir aquele recurso o mais rápido possível a fim de garantir a posse.

Isso acontece porque as pessoas dão mais valor àquilo que é escasso. Uma simples mensagem na sua página de vendas com os dizeres “restam poucos em estoque” já te fazem vender mais.

GATILHO MENTAL DA URGÊNCIA

Esse é o famoso “Agora ou nunca”, muito semelhante ao gatilho mental da escassez, porém está mais ligado a tempo e a prazos. A escassez, por outro lado, está ligada à quantidade material do recurso.

O cliente vai se ver na iminência de perder uma oportunidade, pois a oferta vai apenas até determinado dia ou horário. Ele não poderá aproveitar o desconto ou o bônus fora do período estimado. 

Diante desse cenário, as chances dele agir o mais rápido possível são altas e isso certamente te fará vender mais.

GATILHO MENTAL DA RECIPROCIDADE

Geralmente, o ser humano tem a tendência natural de querer retribuir aquilo que lhe deram de valor. 

Você pode usar esse poderoso gatilho mental nos pais das crianças, dando mimos a elas, pode ser um pirulito, por exemplo, algo que deixe a criança feliz.

Os pais da criança ficarão felizes com o tratamento que você deu ao filho deles e tenderão a querer retribuir o bem que você os fez, fazendo com que você venda mais.

Perceba como é sutil esses pequenos comportamentos e como você pode vender muito mais, simplesmente usando essas estratégias de persuasão.

Mas atenção, eu não estou falando de manipulação e sim persuasão. Seja sempre sincero e idôneo com seus clientes, ok?

GATILHO MENTAL DA NOVIDADE

Todo mundo gosta de uma boa novidade, não é?! Por isso é sempre interessante que você esteja trazendo coisas novas para sua loja.

Assim os seus clientes ficarão com aquela sensação de que tem que te acompanhar para ficar sempre por dentro, pois podem perder algo bom.

Neurocientistas acreditam que, quando somos expostos a algo novo, nosso cérebro produz dopamina, a substância do prazer. Então pode caprichar nas novidades nos seus stories no Instagram.

Por fim, é necessário advertir para os cuidados que você deve ter ao utilizar a persuasão no marketing. 

Os gatilhos mentais são mecanismos de persuasão que devem ser usados com responsabilidade,  sempre entregando o que foi prometido.

Agora que você está de posse de boas técnicas de persuasão, você pode alavancar a sua receita, aprendendo a como evitar os 3 grandes erros que podem estar te fazendo perder vendas e as 10 coisas sobre varejo infantil que você precisa saber para vender muito mais.

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