Dica de 5 canais para as lives da sua loja infantil.

As lives hoje precisam ser parte fundamental das estratégias de venda e marketing. E aqui vamos entender quais os canais usar para as transmissões ao vivo da sua loja infantil e a forma certa de usar cada um deles.

Há 10 anos, a forma de vender e atrair a atenção dos clientes era completamente diferente do que precisa ser agora. As coisas mudam, as tecnologias transformam a forma como vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e consumimos conteúdos e compramos.  E na qualidade de lojistas infantil, é preciso seguir esse fluxo para não ser passado para trás.

Eu sei que mudanças assustam, mas fica tranquila que a loja física não vai morrer, mas para que ela sobreviva com qualidade, é preciso um certo grau de adaptação e alinhamento com os canais online.

A presença no digital é fundamental e indispensável, mesmo para quem não tem loja online. E as lives passaram a ser uma estratégia definitiva para a comunicação das marcas e para sair na frente da concorrência.

A indústria da moda foi a primeira a entender a importância das lives para o varejo e hoje essa estratégia já está presente em vários nichos e segmentos.

A transmissão ao vivo oferece a confiança e a  transparência que o consumidor online precisa. Mostra que você domina o seu negócio infantil, conhece bem o seu produto, isso demonstra autoridade e credibilidade.

Existem vários canais que podem ser explorados pela transmissão ao vivo e eu trouxe 5 deles e qual a forma certa de usar cada um deles.

Instagram
Zoom
Youtube
Facebook
Tik tok


Lives no Instagram.


Ouso dizer que o instagram é o maior canal de comunicação hoje, onde a maioria das pessoas se encontram e onde a maioria dos varejistas infantis está.

O instagram tem a função de notificação de Ao vivo, o que facilita muito na divulgação da sua live.

Tem um público grande das gerações Milenium e Z. Sendo um público imediatista, é mais difícil prender a atenção.
As lives no instagram são fáceis de acessar, mas por outro lado também são fáceis de abandonar. Por isso é importante manter uma comunicação dinâmica para prender a atenção do público.

Ideal para quem tem produtos em estoque ou para quem trabalha com o público teen.
Você pode fazer lives de serviços e produtos, por exemplo, aumentando a percepção de valor que o seu cliente tem em relação ao seu produto.



Lives no Zoom!


Zoom é uma plataforma para reuniões fechadas, é necessário receber convite para participar, com Id ou o link da reunião!

O que nem todo mundo sabe é que é muito interessante usar essa plataforma para fazer lives para o varejo infantil.

Por se tratar de uma plataforma criada para reuniões, é possível gerar o gatilho da exclusividade com essa ferramenta.
Essa plataforma também permite uma interação maior com o público, já que é possível ver e conversar com todos os presentes.
Fazendo lives para pequenos grupos específicos e segmentados, aproximando o público da marca.


Ideal para produtos mais caros e que exigem uma apresentação mais elaborada e uma concentração maior do cliente.

Um exemplo, vamos supor que você trabalhe com móveis infantis, você pode usar o Zoom para fazer lives com os seus clientes mais vips e apresentar um projeto de mobília de um quarto completo.

Outra vantagem é que você consegue fazer integração com o youtube e transmitir ao vivo por lá também e essa integração é feita direto nas plataformas, sem a necessidade de uma plataforma extra.

Resumindo, as lives no zoom são para um público exclusivo, seleto (VIP), para produtos com valores mais elevados, para lançamentos ou inscrição/cadastro de clientes).


Lives no Youtube.

O youtube é uma das melhores plataformas de criação de conteúdo e te dá várias possibilidades.

Uma das vantagens do youtube é a geração de link para divulgação da live e a possibilidade de incluir links na legendas e no chat, dando a possibilidade de enviar os links de vendas diretamente.

O youtube também te ajuda na divulgação da sua live, com a programação da live antecipada, é viável fazer chamadinhas, colocar capas, contagem regressiva e a ativação do lembrete, para que o público receba as notificações desta live.

Uma estratégia que pode ser adotada ao usar o youtube para transmissão ao vivo, é a criação de conteúdos para o público Kids, o youtube tem a função kids e as crianças estão presentes em peso nessa plataforma. Criar um conteúdo específico para conectar a sua loja com essas crianças, isso pode gerar desejo e encantar os pais.

E uma das vantagens de usar o youtube para transmissões ao vivo é que você pode usar essas lives como conteúdo posteriormente. Tanto deixando pública logo após a transmissão, quanto deixando privado e publicando depois.



Mas atenção, nem todas as lives são interessantes de usar como conteúdo. As live leilão por exemplo, não são boas opções para conteúdo! Eu falo o porque e sobre todos os formatos de lives e como vender, no meu treinamento Varejo Infantil Smart. Lá você vai encontrar um curso completo sobre lives.

É ideal para lançamentos de kids ou de looks completos com vantagens especiais.

Lembre-se sempre de mostrar os benefícios dos seus produtos e não só as características deles, isso vale para atendimentos presenciais e por whatsApp também.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer a integração com outras redes como o facebook por exemplo.

Existe uma plataforma chamada Stream Yard, onde você consegue fazer lives em diversos canais e receber convidados (até 5 pessoas transmitindo de máquinas diferentes) e tem a versão gratuita. 




Live no Facebook.

As lives no facebook são indicadas para cidades menores, direcionadas para grupos ou comunidades específicas.

Uma estratégia para fazer live no facebook é a divulgação em grupos da sua cidade ou cidades próximas!

Mas tem algo que você precisa entender sobre o seu produto antes de optar pela live no facebook.  Você PRECISA conhecer o seu público e saber onde ele está!

Sabendo qual é o seu público, você pode avaliar se o seu público se encaixa nessa descrição.

É ideal para produtos de valor menor e para campanhas específicas para vovós e vovôs, por exemplo.

O facebook, assim como no youtube, te dá a chance de personalizar a sua live, com capas por exemplo e usar como conteúdo para ser localizada pelos seus clientes posteriormente.


Ainda tem a possibilidade de restringir o público que terá acesso a transmissão ao vivo!

Você também pode fazer a live simultânea com o instagram, mas para isso você vai precisar de um computador e um celular, por exemplo. 

Lives no Tiktok

O tik tok é uma rede social relativamente nova que vem crescendo de forma rápida e já conquistou inúmeros adeptos inclusive do varejo infantil.

Hoje vemos várias lojas presentes no tik tok e isso é muito importante, principalmente se você é lojista infantil que trabalha com o público teen!

Os  adolescentes estão presentes em massa no tik tok e para atingi-los é preciso falar a língua deles e estar onde eles estão.

Por isso, as lives no tik tok estão se tornando indispensáveis. Mas as lives no tik tok estão disponíveis apenas para perfis que tenham mais de 1.000 seguidores.

Porém atenção, da mesma forma como no instagram, essas lives precisam ser dinâmicas e atrativas para prender a atenção do seu público, principalmente se tratando do público teen.





Por fim.

É indispensável incluir as lives nas suas estratégias de marketing e venda e hoje encontramos inúmeros formatos e canais para isso. Basta estudar seu público, produto e comunicação da sua loja para encontrar qual se encaixa mais com a sua linguagem.

E é importante lembrar que para uma boa live é imprescindível que você conheça o seu produto como a palma da sua mão. Aliás, para todo o seu atendimento, mas quando se trata de live, conhecer o seu produto é fundamental para a venda.

E quando eu digo conhecer o produto, eu quero dizer que é preciso saber todos os benefícios dele e não só as características.

Agora me diga, qual desses canais você já usa ou vai passar a usar agora mesmo para as suas transmissões ao vivo?

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