Dicas valiosas para a sua campanha de Black Friday.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre um dia depois do feriado de Dia de Ação de Graças no país.

Por acontecer na última sexta-feira-feira de novembro, muitas pessoas acabavam indo às ruas realizar as compras de Natal.

Com a grande quantidade de carros e pessoas, somados a grande movimentação do comércio, os americanos começaram a chamar a data de “Sexta-Feira Negra”, justamente pelo caos causado.

Com isso, os lojistas, aproveitando o feriado e a grande oportunidade encontrada pelos próprios consumidores para as compras de Natal, para se destacar de seus concorrentes e ganhar a atenção dos consumidores, começaram a realizar promoções incríveis, com descontos realmente significativos.
Então, a partir de 2011, o nome foi oficializado e se tornou o que é considerado hoje o maior dia de compras em todo o mundo, sendo exportado para outros países, como o Brasil.

Aqui no Brasil começou como um evento exclusivo das lojas online, mas logo se popularizou e passou a ser adotado por lojas físicas também, hoje atinge desde  pequenos comércios a  grandes varejistas.  

Por que aproveitar a Black friday?


A Black Friday se tornou uma das datas que mais movimentam o mercado. É fundamental que você fique atento e participe desse movimento para alavancar as vendas da sua loja infantil.

Para você ter uma ideia, a Black Friday foi responsável pelo aumento de 5,8% do aumento no faturamento de 2021, comparado ao ano anterior.

E 6,4% de aumento no ticket médio.

Não criar uma campanha para essa data é deixar de faturar muito mais. Eu sei que você não quer ficar para trás nessa.

Em alguns dias, eu vou fazer um evento (Semana empresária), onde eu vou mostrar o que é e como estruturar uma campanha cápsula para vender mais nas datas do final de ano, mesmo em ano de  eleições e copa do mundo. Clique aqui para saber mais.

Passo a passo para estruturar uma campanha de Black Friday.

Um bom planejamento poderá ser a peça que separará o seu sucesso do fracasso de alguns concorrentes.

Por isso, é  que você deve estar ciente de todo o processo que precisa ser estruturar uma boa campanha e vender ainda mais nesta Black Friday.


Tenha o estoque planejado e bem organizado.

O primeiro passo para ter uma campanha de sucesso no varejo infantil é ter um estoque estratégico e bem planejado.

Por isso, se atente principalmente ao tempo que você tem até a data, para que você se organize em questão de quantidade e variedade de produtos e prazo de entrega do fornecedor.

Para garantir que tudo esteja pronto a tempo, é preciso um planejamento antecipado. Sugiro um levantamento de estoque no mínimo 2 meses antes.

Compras bem estruturadas.

Em casamento com o estoque organizado está o planejamento de comprar bem estruturado e que obviamente também precisa ser feito com antecedência para não ser pego de surpresa em cima da hora.

Preste atenção nos produtos que tem a maior saída na sua loja e os produtos que mais despertam o desejo dos seus clientes e para isso é necessário um estudo dos seus clientes.

Outro ponto importantíssimo nas compras para a campanha de Black Friday da sua loja infantil é considerar e optar por produtos que te ofereçam um bom markup.  Assim você vai conseguir incorporar descontos mais atrativos. 

Preparação da loja.

Prepare a sua loja para receber os novos clientes.

É muito natural que o movimento da sua loja cresça de forma considerável durante a sua campanha de Black Friday.

Por isso o seu negócio precisa estar preparado para comportar e atender a todos os clientes da melhor maneira possível. Lembre-se que essa é  a oportunidade perfeita para conquistar clientes  frequentes para a sua loja.

Então, capacite os seus colaboradores, certifique-se de que eles estão alinhados com a comunicação da sua campanha e a mensagem que a sua  marca quer transmitir.

É imprescindível que você mantenha a sua loja organizada e limpa, com os produtos expostos de forma estratégica e com uma ambientação adequada. 

Divulgue a sua campanha.

De nada adiantaria você planejar a sua campanha se você esquecer de criar um plano de divulgação.  O seu público precisa saber o que está ou o que vai acontecer no seu negócio infantil, então diga a ele.

A antecipação não é importante só na hora de começar o planejamento, mas também é extremamente importante na hora de divulgar a sua campanha.

O uso de gatilhos mentais pode te ajudar nessa hora e o mais poderoso deles é o da Curiosidade. Esse gatilho pode ser fundamental para atrair a atenção dos seus clientes e gerar desejo pelos seus produtos.

Use as redes sociais para envolver o seu público. O ideal é que você comece a fazer postagens 10 dias antes. Faça uma contagem regressiva, com pequenos spoilers sobre os seus descontos, por exemplo, ou curiosidade e especificações dos seus produtos.


Lives também é uma excelente forma de chamar atenção para a sua campanha.  Como feito pela minha aluna da loja Amor bibi, com post de antecipação e lives de Blackfriday.



Aposte em imagens e fotos de boa qualidade e bem construídas. Eu tenho um artigo aqui, onde eu dou dicas de como construir uma vitrine virtual para a sua campanha de natal, que pode ser muito útil para a sua campanha de black friday também, clique aqui e confira.

Seja transparente.


Como falei um pouco mais acima, é essencial planejar cuidadosamente e com antecedência, principalmente para conseguir boas margens de lucro para oferecer um desconto mais atrativo para os seus clientes.

Sendo assim, NADA de metade do dobro na sua loja, hein?

Essa prática é usada com frequência no país (infelizmente), mas eu não recomendo de forma alguma o uso dela.

Sem contar que o consumidor está cada vez mais engajado e pesquisando muito antes de comprar.

Por isso e pelo óbvio do princípio da honestidade, seja transparente nas suas ofertas.
E não faça de forma alguma promessas que não possa cumprir.

Em resumo!


Está fora de cogitação perder a oportunidade de fazer uma boa campanha de Black Friday.

Estruturar a sua campanha de forma estratégica é fundamental para se destacar no varejo infantil e vender mais.

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