Feiras infantis, conheça as principais do mercado.

O mercado infantil é bastante amplo e sempre cheio de novidades. É por isso que contamos com as feiras infantis para nos apresentar essas novidades e as tendências das próximas estações, tanto em moda, quanto em móveis, decoração, puericultura leve e pesada entre outros. Além das palestras e os desfiles que tem como intuito propagar conhecimento e inspirar os  lojistas. 

Hoje no mercado da Moda ,decoração enxoval e Móveis infantis temos duas feiras muito tradicionais e que vem após pandemia se reinventando e evoluindo .

A Feira Ópera com um mix voltado para moda e decoração em São Paulo e a  Feira Fit 0 a 16 muito focada em moda e Puericultura leve e pesada, hoje acontece uma vez ao ano.

Dicas para aproveitar melhor a sua experiência nas feiras infantis

  • Tenha um planejamento e objetivos definidos;
  • Saiba qual o seu foco na feira. É produto para complementar seu mix de bebê, marca de móveis com preço mais acessível?
  • Tenha critério na hora de escolher seus novos fornecedores e parceiros;
  • Se prepare antes de ir às feiras;
  • Caso tenha uma equipe, sempre que possível leve com você um membro do seu time. Isso vai te ajudar a estreitar laços com eles e melhorar o atendimento com o público final.

Planejamento e preparação para ir às feiras infantis.

Para participar de feiras infantis, é preciso ir extremamente focada, afinal você vai se deparar com um mundo de novidades e peças incríveis, mas infelizmente não podemos levar tudo. 

Eu sei que dá vontade de sair comprando todas as peças que nos encantam, mas é preciso ter pensamento estratégico na hora de comprar. 


Dessa forma, tenha um levantamento do seu estoque em mãos e o valor do orçamento do investimento para as compras.

Mantenha o foco.

Saiba qual é o seu foco principal nas feiras infantis. O que está dentro do seu planejamento de compras para o próximo ciclo de vendas.

Roupas de bebê? Vestidos? Móveis?. Tenha isso em mente.

Pesquise os expositores do evento antes. 

Descubra quais os expositores vendem os produtos que você está procurando e os visite primeiro.

Olhar também para o que não está no seu foco.

Feito o principal e depois de ter visitado os estandes dos fornecedores que vendem os produtos que você estava procurando.

Separe um tempo para passeio e curadoria. Visite estandes diversos, conheça novos produtos e serviços. 

Explore as feiras infantis. Isso pode abrir a sua mente para novas possibilidades e te inspirar. Aproveite a feira para melhorar a sua criatividade.

Vá preparada para anotar.

De antemão, prepare um documento antes de ir a feira, para ser preenchido lá, com o nome, contato e as suas anotações sobre o fabricante e seu produto e faça isso com cada novo fornecedor que te interessar, caso contrário, você vai esquecer o que viu nas feiras infantis.


Posteriormente crie uma pasta com fotos dos produtos, se possível, catalogue todos os fabricantes e produtos que você acredita que possa fazer parte da sua lista de fornecedores e aproveite também para registrar todos os ‘insights’ que a feira te proporcionou.

Estude o seu negócio.

É fundamental que você vá para a feira sabendo muito bem o que cabe no seu bolso, então estude as suas finanças.

Tenha à sua disposição o relatório detalhado do seu estoque. Sabendo quais peças você precisa repor e quais não.

Tenha o seu orçamento muito bem definido. Entenda o quanto você pode e deve gastar para não comprometer o seu  negócio.

Enfim, saiba qual é o investimento necessário. Onde é necessário gastar e o quanto.

Ao longo da minha história de empresária do varejo infantil , eu desenvolvi um método para facilitar os meus processos nas minhas lojas e passei a me dedicar a ensinar esses processos para outras empresárias e com isso eu criei e disponibilizei dentro do “módulo de compras “ do meu programa de mentoria “Programa Varejo Infantil” , algumas planilhas que facilitam todo o levantamento de dados , informações para o planejamento mais assertivo possível de suas compras.

Quer saber mais sobre isso? Clique aqui.

 Pós feira infantil, o que fazer?

Agora é a hora de você sentar e analisar como foi a experiência da feira infantil para você. Separe o que você comprou, estude como vão ser feitos os cadastros dessas peças, como vai organizá-las no estoque e de que forma você vai expor e divulgar esses produtos na sua loja.

Primeiramente, organize e catalogue todos os contatos úteis que você reuniu no evento. Cadastre os fornecedores com nome do represente, marca e produto. Assim, vai facilitar na hora de buscar novas peças para a sua loja. 


Não esqueça de lançar todos os gastos das feira infantis e não só os gastos com os produtos.
Logo, é preciso lançar os gastos com transporte, hotel, alimentação. Os seus e os da sua equipe, caso os tenha levado.

A Feira Ópera

Tendo como missão trazer sempre novas marcas e inovações do setor, a feira Ópera conta  com mais de 150 expositores, sendo uma verdadeira potência para o varejo infantil.

Com marcas do país inteiro, essa feira se consolidou como um dos maiores eventos do setor.

Lá é  possível encontrar fornecedores de  decoração, enxoval, moda materna, baby, kids e teen, calçados, acessórios, puericultura leve e pesada, beachwear e underwear.

A organização foi pensada justamente para que o lojista encontre tudo o que precisa, desde produtos para o nascimento até produtos para adolescentes. Esta feira acontece duas vezes ao ano, e esse ano já tivemos novidades por lá, agora as marcas têm produtos a  pronta entrega na própria feira. 

Nesta última edição de 2022, com a retomada aos poucos dos eventos presenciais, ainda não está como o esperado em questão de público, mas pude perceber muitas marcas novas e  marcas que estão migrando do varejo para o atacado.  

Nuit Bebê.

Marcas como a Nuit Bebê, que utiliza apenas o tecido nobre peruano pima, considerado o melhor algodão do mundo e é o mais indicado para confecções de roupas de bebê.

Como funciona os pedidos com a Nuit Bebê:

Tem pedido mínimo de 50 peças e todas são a pronta entrega. O estoque fica no rio de janeiro, mas a fabricação é feita no Peru. 



Tippo Baby.

Logo depois me deparei com outra marca super interessante nessa feira foi a Tippo Baby. Essa marca tem como especialidade, bodys, macacões e golas. 


Todas as peças são 100% algodão egípcio ou tricô de algodão .
Tendo uma variedade incrível de golas, tanto bordadas a mão, quanto computadorizadas.

São ótimas opções para dar aquele charme  no lookinho do bebê, fazendo toda a diferença.
Os bodys tem uma grande variedade a pronta entrega e não tem pedido mínimo. A dona da fábrica garante que quem compra Tippo baby uma vez, compra sempre.


Posteriormente me encontrei com uma marca que me chamou atenção por lá foi a Tip Joey Joey. Uma loja de calçados muito interessante, com quem trabalhei durante anos e eles tem uma peculiaridade. Só fazem venda nas feiras. 
Você até consegue comprar fora das feiras, pelo site, porém, o prazo de entrega é muito mais longo e corre o risco de não conseguir encontrar mais as novidades disponíveis. 


A Feira fit – 

Já foi considerada a maior e mais tradicional feira infantil na américa latina, estava passando por uma reestruturação antes do início da pandemia e retorna esse ano com o intuito de voltar a ter essa marca.

A feira fit conta com mais de 300 marcas e está há mais de 20 anos trazendo as novidades e tendências de produtos infantis para as próximas estações.

fabricantes nacionais e internacionais de produtos infantis, além de novidades e tendências em cuidados para o bebê, enxoval, brinquedos, transporte do bebê, cosméticos, móveis e decoração e serviços.

Além dos estandes, a fit conta também com eventos como palestras, workshop, tendo o objetivo de trazer mais conhecimento para os lojistas, além é claro de inspiração para as suas campanhas.

CRM Bônus.

Na feira fit, eu tive a oportunidade de conhecer novos projetos e serviços.
Um dos serviços bem legais que eu pude conhecer nessa feita foi a CRM bônus. Que é uma empresa que presta serviço de fidelização de clientes.

Como isso funciona?


É um sistema de Gift back, semelhante ao Cash back, porém com esse diferencial de  ser oferecido ao cliente um bônus ou um desconto na próxima compra dele na sua loja.
Exemplo, se cliente vai lá e efetua uma compra, no caixa é oferecido pra ele esse cadastro, para que ele ganhe vantagens na próxima compra.

Feito esse cadastro, a CRM envia a esse cliente um sms de confirmação. Esse sms é tanto para a loja saber que o número fornecido está correto e tanto para o cliente também saber que os dados deles estão protegidos pela lei geral de proteção de dados.

Com isso, passa a ser enviado sms com as ofertas. Ex:

Além desse trabalho, a empresa também zela pela saúde do seu negócio, monitorando e relatando os dados das campanhas e você também recebe consultorias.   

ONG Florescer.

 
Eu também tive a oportunidade de conhecer um projeto incrível. A ong Florescer, fundada pela mãe da Karina Bacchi há  mais de 30 anos, fica situada  na comunidade de Paraisópolis.

Essa ong faz um trabalho maravilhoso de inclusão com as mães, ensinando a elas um  ofício e às dando emprego.

Além de ter um braço da ong voltado para ensinar as crianças da comunidade, com cursos de balé, artes, aulas de reforço, música, entre outros. 

Na florescer são confeccionadas peças a partir de jeans usados ou com defeito que não passaram pelo controle de qualidade.

A variedade de peças impressiona. Indo de brindes corporativos, como chaveiros, passando por roupas infantis e chegando até a vestidos de noivas, por exemplo. São peças lindíssimas e únicas. Confesso que fiquei tentada a levar algumas para meus filhos.

Fui apresentada a alguns lançamentos da Florescer, como os bichinhos tipo os de “pelúcia” feitos de tecidos de jeans reaproveitados e a maleta educativa, que tem o objetivo de ensinar as crianças a amarrar seus cadarços, fecharem botões, super instrutiva.


Enfim, minha intenção nessas visitas foi coletar o máximo de informações possíveis dos expositores e registrar o que tinha de mais interessante para que as minhas alunas que não puderam estar presentes ou que não conseguiram acompanhar as palestras onlines, tivessem a oportunidade de absorver um pouco do que foi essa experiência e claro, ter acesso aos contatos dos novos fornecedores que eu encontrei e cadastrei na lista de fornecedores do programa de treinamento Varejo infantil smart.  Clique para saber mais.

Em breve o tour detalhado pelas feiras estará disponível no meu canal do Youtube, se inscreve e ative o sininho para ser notificado e assistir o vídeo em primeira mão. Clique aqui para se inscrever.

A importância de estar presente nas feiras. 

Como citado antes, as feiras são excelentes para você ficar por dentro das novidades e tendências das próximas estações.

Mas é claro que não é só isso, além de você conhecer os produtos que vão estar em alta, para planejar a sua próxima coleção.

Às feiras também  são ótimas oportunidades para network, para abrir mais o seu leque de fornecedores, estreitar seu relacionamento com os representantes e até mesmo conseguir melhores condições de negociação.



É  importante porque abre a sua mente para novas possibilidades de mercado e de novas formas de expor os seus produtos e impactar os seus clientes e também é uma excelente oportunidade para conhecer vários lojistas.

Eu mesma encontrei muitas alunas na feira  ópera e elas estavam arrasando nas suas pesquisas e compras por lá.

Falando em evento presencial e encontro com as alunas. Você já está sabendo do nosso primeiro encontro  Estratégias varejo infantil que vai acontecer em outubro? Não? Então clique aqui para saber todas as informações.

Agora me conta, você já foi a alguma dessas feiras? Como foi a sua experiência? Responda nos comentários.

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