Pinterest – Plataforma que você PRECISA usar no varejo Infantil.


O Pinterest é uma rede social que usada de forma estratégica, se torna uma potência para a divulgação da sua loja infantil e saber como usá-la vai diferenciar a sua loja infantil e te colocar à frente da concorrência. 


O que é o Pinterest?

É uma rede social  de compartilhamento de imagens e ideias, que pode fazer a vez de um MoodBoard (quadro de inspiração).

Nesta plataforma é possível que os usuários façam buscas através de palavras chaves, salvem os pins em pastas para se inspirar e até mesmo fazer suas próprias publicações para serem buscadas e servirem de inspiração para outros usuários.

Criada em 2010 nos Estados Unidos, essa plataforma tem um foco muito grande em imagens (apesar da possibilidade de compartilhamento de vídeos também). O Pinterest é usado constantemente para buscas e pesquisas de inspiração.

Por que usar o Pinterest?

Ao contrário do que muitos pensam, essa rede social não é usada somente para buscas, pesquisas de referências e criação de moodBoard. O Pinterest é uma ótima opção para a criação de conteúdo e divulgação orgânica do produto e para gerar tráfego entre plataformas.

Importante ressaltar que antes de investir tempo em uma boa página no Pinterest, é preciso ter um instagram e uma comunicação no whatsApp bem estruturadas.

E antes de começar a criar conteúdo nessa plataforma, é preciso ter em mente o que as pessoas esperam do Pinterest.  Ao contrário do que acontece na maioria das redes sociais, no Pinterest as pessoas não estão lá para transmitirem suas opiniões  e pensamentos, mas sim para pesquisar e descobrir ideias e implementá -las. 

Como usar o Pinterest?

Existem duas formas principais para se usar o Pinterest. A primeira e mais usada é (assim como já citei aqui) para pesquisas e MoodBoard.

Você pode fazer as pesquisas das suas campanhas, para definir o tema e a identidade visual, por exemplo. É um leque gigante de possibilidades e vai abrir a sua mente para muitas ideias novas e te preparar para a criação de uma campanha incrível.



Você pode inclusive montar pastas e desenhar toda a ideia da sua campanha dentro do Pinterest.

Além de saber o que as pessoas mais buscam e o que mais tem engajamento na plataforma sobre o seu nicho.

Eu mesma usei dessa estratégia para criar o visual merchandising do meu último evento semana empresária e criei essas pastas que estão salvas no meu perfil do Pinterest [Link] que você também pode usar. 



A segunda forma como já citei aqui também é para a geração de conteúdo, para trazer mais tráfego para outros canais de comunicação ou para o site da sua loja. 



Como vender mais usando o Pinterest?

* Pins de inspiração

Acho que neste ponto você já entendeu que a maioria dos usuários estão buscando inspiração nesta plataforma, não é mesmo?
Então, use isso de forma estratégica. Crie pins e pastas com dicas de composição de looks ou decoração do quarto da criança (se o seu nicho for móveis infantis),  dicas de como organizar as peças das crianças.

O importante aqui é lembrar que o Pinterest é uma rede social altamente visual, deste modo é indispensável ter imagens bem construídas e designers bem feitos, com uma boa identidade visual que facilite a identificação da sua marca e faça uso de fontes grandes, para facilitar a leitura.

No Canva existe a opção de pin do Pinterest, onde te dá várias opções de templates prontos e editáveis para você usar e criar o seu conteúdo inspiracional.


Dentro do meu treinamento de varejo infantil Smart, você encontra aulas e treinamento sobre o uso do canva e um pack com diversas artes editáveis para você usar para a divulgação da sua loja em várias redes sociais. Clique aqui para saber mais. 

Faça descrições otimizadas.


A plataforma do Pinterest é ótima para gerar tráfego orgânico, mas para isso é preciso usar os seus recursos de forma estratégica.

As imagens de qualidade são fundamentais, mas é indispensável o usar os textos para atrair mais a atenção.
Escreva títulos e descrições bem estruturadas, usando palavras chaves bem direcionadas para o seu nicho.

Uma dica bem bacana é fazer uma pesquisa dos termos mais buscados pelo seu público em relação ao produto que você trabalha e uma excelente plataforma para isso é o Google Keyword Planner.


Saiba mais sobre essa e outras ferramentas do Google que podem ajudar o seu negócio infantil. 7 ferramentas do google que você precisa conhecer!

Pins de produtos

A plataforma do Pinterest te dá a oportunidade de expor o seu catálogo de produtos, com preços, vídeos das peças de todos os ângulos para aumentar a confiança do cliente e link direto para  a página de compras.

Vou ressaltar aqui a importância de ter fotos bem feitas e de qualidade na hora de divulgar seus produtos.

Essa é uma oportunidade valiosa para mostrar os seus produtos e aproveitar o tráfego orgânico que é mais rápido que em outras redes e claro, existe a possibilidade de criar anúncios, que também tem a vantagem de serem mais baratos que os anúncios no instagram por exemplo.

Uma pesquisa apontou que em 2021 o Pinterest teve um aumento de 20 vezes  nas buscas para compras e um índice que produtos que são salvos por um usuário tem 7 vezes mais chances de serem comprados pelo mesmo. Isso significa que se você ainda não usa essa rede social para alavancar as vendas da sua loja infantil, você está perdendo tempo.

Olha só esse exemplo de uso de Pinterest feito pela Fábula. 


Link nas peças que direcionam diretamente para o site. 

Resumindo.

O Pinterest é uma potência que vem ganhando cada vez mais espaço e tem recursos maravilhosos que usados da forma certa, pode trazer resultados maravilhosos para você que tem um negócio no Varejo Infantil e não quer ficar atrás da concorrência.

Agora me conta aqui, você já usa o Pinterest?

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