Só de ouvir falar em software de gestão para lojas você já fica arrepiada?
Infelizmente, ainda hoje, muitas empresárias têm medo de conhecer sua realidade financeira. Isso é um fato.
Porém, o que você talvez ainda não tenha percebido é que conhecer os números do seu negócio pode acelerar muito o crescimento saudável do seu negócio…
Inclusive sem depender apenas de aumentar as vendas em alguns casos.
Quando devo usar um software de gestão de loja?
Agora, preciso ser muito sincera com você.
Uma empresária que quer mesmo destravar todo o potencial do seu negócio não pode continuar tratando algo tão importante para a sua empresa de forma amadora.
Isso vale para quem já fatura seus cinco dígitos mensais, e também para quem vende mil reais por mês.
Sem profissionalizar a sua gestão, talvez você jamais alcance o seu grande objetivo com a sua empresa.
Como escolher um software de gestão para loja?
Existem muitas opções disponíveis no mercado que podem te ajudar a melhorar a gestão da sua loja como um todo.
E esse excesso de alternativas acaba tornando mais difícil encontrar a melhor solução.
Mesmo assim, existem alguns pontos que devem ser avaliados, e que podem te dar mais clareza para tomar essa decisão.
Por exemplo:
- O investimento condiz com a realidade do seu negócio?
- As funcionalidades do sistema atendem às suas necessidades?
- A empresa oferece um bom suporte (em português)?
- O fornecedor oferece um bom nível de segurança para os dados da sua loja?
Quais são os relatórios mais importantes?
Fique tranquila, porque o que eu vou trazer para você aqui não é nada de outro planeta.
Talvez até, você já utilize alguns destes relatórios, mas ainda não migrou do papel, ou do Excel para um software de gestão para lojas.
- Fluxo de caixa
- Controle de estoque
- Curva ABC
- Relatórios de vendas
Existem diversos tipos de relatórios que vão te ajudar nas decisões do seu negócio, mas se você ainda não tem o hábito de olhar para esses dados, recomendo que comece pelos relatórios citados acima.
Em breve teremos mais conteúdos explicando em detalhe para que serve e como fazer estes relatórios, mas os benefícios que essas análises trazem para o seu negócio são essenciais para destravar todo o seu potencial.
Por isso eu trouxe para você alguns dos principais benefícios de um software de gestão para lojas.
Compras inteligentes
Você sabe tudo que está no seu estoque hoje?
Esse é um dos grandes problemas que as empresárias enfrentam, e um software para lojas vai te trazer muito mais clareza em poucos cliques.
Comprar bem é tão ou mais importante do que vender bem, e o motivo é muito simples.
Quando você faz uma compra assertiva, é possível encontrar preços e condições de pagamento mais vantajosas para a sua loja.
Uma das informações mais importantes que um bom sistema de gestão para lojas traz para você é o relatório da Curva ABC.
Basicamente, este relatório classifica o seu estoque em 3 níveis:
Produtos A
Neste nível entram aqueles produtos que são mais importantes para o negócio, tanto em saídas como em faturamento.
Aqueles que mais trazem lucro para a sua loja, o seu carro chefe.
Não existe uma regra, mas em média os produtos nessa classificação vão representar 80% do seu estoque.
Então, esses produtos têm que receber toda a sua atenção.
Produtos B
Seguindo a mesma lógica, cerca de 15% do seu estoque vão receber a classificação B.
Isso não significa que sejam produtos piores, pelo contrário.
Estes produtos contribuem menos para o resultado da sua loja infantil, mas têm um grande potencial de serem incluídos na classificação A.
Produtos C
Sabe aqueles produtos que ficam perdidos no seu estoque?
Estes são aqueles que menos contribuem para o lucro do seu negócio.
Porém, aqui vai uma sacada que muitas empresárias deixam passar, por uma razão muito simples.
Eles podem ser utilizados, por exemplo, em uma liquidação para atrair novos clientes.
Assim você evita ficar com produtos perdidos no seu estoque, e pode pensar em ações específicas, como as que eu ensino no Método Arrasa Estoque para transformar estoque em dinheiro no caixa.
Melhor experiência do cliente
Outro benefício que sistemas de gestão para lojas oferecem é a melhora na experiência do cliente com a sua marca.
Esse tipo de sistema traz muito mais agilidade para todo o processo de vendas, evitando, por exemplo, aquelas filas de clientes aguardando para finalizar uma compra.
Além disso, um sistema de gestão pode ajudar a oferecer descontos e condições especiais de pagamento para cada cliente, sem que isso gere prejuízos para o seu caixa.
Por exemplo, uma ação de vendas que oferece um desconto de 5% para todos os clientes que fazem aniversário em maio.
Se você faz seus controles de forma amadora, pode ser que o que parece ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas acabe não sendo tão lucrativo assim.
Já utilizando um sistema, ele vai te dizer qual é o percentual máximo que você pode dar de desconto para cada produto, sem comprometer o seu negócio.
Vender É Ótimo, Mas Fazer a Gestão da Sua Loja Infantil
É Obrigatório!
Sem isso, você vai ficar girando, girando, mas dificilmente vai sair do lugar.
Por isso, quero te convidar para conhecer o Programa Varejo Infantil.
Muitas das empresárias que passaram por este programa de mentoria alcançaram faturamento de 5 dígitos, algumas delas começando do totalmente do zero.