Como fazer um Planejamento Estratégico em vendas?

O seu negócio contém um operacional completo? 

 

A importância de olhar a fundo para área comercial para ter um planejamento estratégico de venda eficaz. 

 

Mas agora está se perguntando o que é um planejamento estratégico de vendas e como posso aplicar em meu varejo infantil?

 

Índice 

O que é um planejamento estratégico em vendas? 

Passo a passo para um planejamento estratégico em vendas:

1- Análise da situação do negócio. 

2- Análise da concorrência e do mercado.

3-Elaboração das metas. 

4-Ferramentas de gestão e operacionais.

5-Treinamento de equipe. 

Importância do planejamento estratégico para o seu negócio.

Em resumo 

 

O que é um planejamento estratégico em vendas? 

 

Todo planejamento é um plano de ações a ser seguido para conquistar um determinado objetivo. 

 

No caso específico, um planejamento estratégico de vendas é uma seleção de atividades que precisam ser executadas por toda sua equipe de vendedores.

 

Para potencializar os resultados das vendas e minimizar os custos.

 

Para iniciar um planejamento, é necessário fazer uma análise da atual situação do seu varejo infantil, do mercado e até mesmo dos seus concorrentes.

 

Saber da realidade do seu varejo é o primeiro passo para traçar uma estratégia efetiva e realista.

 

Passo a passo para um planejamento estratégico em vendas.

 

1- Análise da situação do negócio.

 

Já parou para pensar em como está a situação do seu varejo infantil? 

 

Ela está com as metas comerciais em dia ou em baixa?

 

Todo empreendedora com certeza tem isso em vista, já que o faturamento é a busca principal de qualquer negócio.

 

Está análise deve conter também outros pontos que impactam diretamente na receita, dentre eles:

 

-Quais são as dificuldades e principais objeções de compra do seu cliente?

-Qual produto tem mais saída e quais estão com pouca venda? 

 

Respondendo essas perguntas será mais fácil elaborar as suas ações, por onde seguir.  

 

 

2- Análise da concorrência e do mercado.

 

Feita a análise do seu varejo infantil, faça uma pesquisa para identificar como seus concorrentes diretos tem se saído e quais os rumos que o mercado que seu negócio atua tem tomado. 

 

Essa informação dará uma base segura para entender como o seu negócio está perante os concorrentes e identificar as demandas não supridas por eles.

 

É possível validar isso com algumas perguntas simples como:

 

O que a sua concorrência direta está fazendo para se destacar no mercado?

 

Para entender melhor a realidade do mercado, além de auxiliar na elaboração de metas com maior segurança.

 

3-Elaboração das metas. 

 

As metas são essenciais em qualquer planejamento.

 

São elas que irão guiar suas ações e mobilizar todos os colaboradores.

 

Metas bem definidas ajudam a todos a saberem para onde estão indo e quais os resultados almejados.

 

Além disso, uma coisa fundamental é sempre falar abertamente para os colaboradores sobre a meta para haver um espírito de determinação a todos para alcançar. 

 

Após ter analisado tanto a situação do seu negócio, quanto os concorrentes e o mercado, elaborar as metas fica mais fácil.

 

Busque sempre especificar o melhor possível cada uma delas, realista e estipulando passos a serem seguidos para conquistá-las e prazo para cada uma das etapas até o resultado. 

 

Mas, vou citar alguns exemplos: não coloque como meta, apenas vender mais os seus produtos.

 

Mas sim: aumentar as vendas de calçados teens[o seu produto específico]  em volta às aulas [ou qualquer outro período que deseja] em 40% [porcentagem que avalie viável e dentro do que espera para a lucratividade do negócio] até o segundo semestre.

 

Coloque o passo a passo para alcançar isso:

 

Realizar a parte de expandir o seu negócio, como investimento em sites, lojas virtuais e e-commerce.

 

Com o chatbot para atendimento e também em autoatendimento.

 

Divulgar melhor suas ofertas e produtos (calçado teen) em promoção. (O WhatsApp agora tem a função de comunidade onde você pode divulgar para os seus clientes as suas promoções. 

 

Buscar novas técnicas de venda para entrar em contato com os antigos clientes. 

 

Uma dica de ouro, as metas SMART vai te auxiliar para elaborar esse passo a passo que foi dito. 

 

A metodologia é para te ajudar a definir objetivos que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

 

4-Ferramentas de gestão e operacionais.

 

O investimento em ferramentas de gestão e operacionais é importante para o crescimento do seu negócio, porém se estiver no começo faça o mínimo de investimento para não sobrecarregar o seu caixa.

 

Mas se já está em crescimento o seu negócio, é de extrema importância entender que as ferramentas irão buscar melhores resultados para os seus processos. 

 

Estas tecnologias são ótimas opções para garantir maior velocidade, efetividade e redução de custos por erros e falhas operacionais. 

 

Avalie qual ferramenta mais necessita e atende suas demandas e invista!

 

5-Treinamento de equipe. 

 

Outro fator essencial que deve estar presente no seu planejamento estratégico de vendas é o treinamento da equipe.

 

Busque, individualmente e em grupo, entender como seus colaboradores entendem o processo comercial.

 

Quais suas principais dificuldades e potencialidades.

 

Treine, busque aperfeiçoamento e ouça continuamente sua equipe para assim conquistarem juntos melhores resultados. 

 

Perceba que estes 5 passos que listamos não são nada complicados, não é mesmo?

 

Embora simples, muitos gestores e empreendedores deixam de lado estas ações.

 

Mas é muito importante o planejamento estratégico, não só para os resultados, como veremos a seguir:

 

Importância do planejamento estratégico para o seu negócio.

 

A importância de ter um bom planejamento estratégico para o seu negócio, além do maior faturamento, traz com ele:

 

O clima organizacional em torno de seu negócio mais resultados motivam cada vez mais os colaboradores a confiarem e investirem em suas carreiras no local.

 

O seu papel como líder é alinhar todas as expectativas e comissões para os funcionários. 

 

Outro fator importante é que melhora a identidade de mercado de seu negócio. 

 

Lembre-se um negócio que vende bem é uma empresa que possui qualidade em seus produtos.

 

Os seus clientes vão perceber sua organização e o cuidada com o seu negócio, com isso passa a ter mais segurança em comprar e retornar sempre. 

 

E por fim, ampliando cada vez mais sua previsibilidade, já imaginou todos os meses conseguir prever os seus ganhos mensais?

 

Sim! Com um planejamento de vendas você vai conseguir fornecer dados fundamentas para a sua receita. 

 

EM RESUMO 

 

Viu só quanta coisa que você vai conseguir conquistar com um planejamento estratégico. 

 

Comece o seu planejamento estratégico de vendas para conseguir ao longo prazo os seus resultados.

 

 

 

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