Humanização de marcas no varejo infantil.

O comportamento do consumidor mudou e para se manter competitivo no mercado é preciso acompanhar essa mudança e a humanização da marca é fundamental para que isso aconteça.

Os critérios usados para tomar a decisão de compra agora são outros, o cliente não escolhe só pelo produto ou o valor, mas também pela experiência que a loja proporciona, pelo relacionamento, pelo valor agregado daquele produto.

Por isso, lojista, a humanização da sua marca é indispensável.

Você tem que enxergar que a sua loja é uma Marca , e por trás de marcas existem pessoas e o cliente quer saber quem são essas pessoas!

Lembre-se: Pessoas compram de pessoas!


O que é uma marca humanizada.

A humanização de marcas é um conceito que tem como objetivo gerar conexão com o cliente e isso vem desde o planejamento dos valores da marca até o atendimento do cliente final. Passando é claro pelo marketing.

É preciso ter a humanização inserida na estrutura da marca, para que essa comunicação aconteça de forma genuína com o público.

Por quê humanizar a marca.


Como já dito antes neste artigo, o comportamento do consumidor mudou, e já tem estudos que apontam isso. 

79% dos consumidores estabeleceram alguma forma de relacionamento comercial com as marcas das quais compram.



Seja com um atendimento personalizado, com uma comunicação mais direta e assertiva ou com programa de fidelização, às marcas que optam por dar um toque mais pessoal saem na frente e ganham a preferência do consumidor.

Dito isso, eu trouxe aqui algumas formas de humanização que você pode usar na sua marca.

Seja influenciadora da sua marca.

É muito importante que o seu cliente conheça o rosto por trás da marca. Então use as redes sociais para gerar essa aproximação com o cliente.

Como o próprio termo já diz, as redes sociais são feitas para socializar, então, não faça do instagram o catálogo virtual da sua loja. Interaja com o seu cliente, mostre os benefícios e o valor  do seu produto, faça story, lives. 

Dessa forma ele vai  entender que está lidando com uma PESSOA ali e que ele vai ser atendido de forma personalizada também. 

Existem várias formas de ser a influenciadora da sua própria marca.  Um bom exemplo de como ser a influenciadora da sua marca é a @pipalook  que trabalha com moda sustentável e faz lives sobre esse assunto, agregando conhecimento e conscientização ao seu produto.


 Foque no diálogo mais descontraído.

 

A comunicação é peça chave para essa tão falada humanização, então para que isso aconteça, deixe de lado a formalidade. Entenda que seriedade  e formalidade não precisam andar sempre juntas, é possível passar credibilidade mesmo de forma descontraída.

Claro, cada um com a sua essência , seja você sempre !

Uma maneira de se comunicar de forma descontraída é fazer postagens para interagir com o seu público, assim como neste exemplo:


Uma forma de definir qual a forma de comunicação que ditará esse diálogo, você precisa conhecer a sua persona. Assim, você conseguirá falar com o seu público de uma forma que ele entenda e se identifique. Isso vai gerar a conexão.


Compartilhe os bastidores da sua loja.


Não tem como falar de humanização, sem falar da proximidade e uma forma fácil de aproximar o seu cliente com o seu produto é mostrando a ele o que não está visível quando ele entra na sua loja ou no site da sua loja.

É claro que não estou falando de levar esse cliente pessoalmente até o seu estoque, mas existem  outras formas de fazer isso e o instagram é uma ótima ferramenta que deve ser usada.

Faça Stories mostrando seu estoque, as novidades, como você embala um produto ou como você expõe esse produto. Isso vai fazer com que o seu cliente sinta-se mais próximo do seu produto e a chances dele se identificar com a sua marca aumentam consideravelmente. 

Um exemplo de uma forma simples de trazer o cliente para mais perto da sua loja, são os reels, Aqui, a @Happylobytoys fez uma transição mostrando o antes de depois da boneca pronta. Ela poderia ter feito também um story mostrando todo o processo de construção.



Já falei muito aqui do uso do instagram para alavancar as suas vendas e você pode conferir mais sobre nestes artigos:

Como usar a legenda do instagram para sua loja infantil ter mais engajamento.


4 dicas para a sua loja infantil bombar na internet.

Use prova social, seus clientes também são pessoas e os relacionamentos são importantes


Sabe aquela frase que diz que a melhor propaganda é o boca a boca? É verdade e mesmo com o avanço da tecnologia isso não deixa de ser verdade. Por isso a prova social é tão importante.

Sabe aquele cliente que te deu um feedback positivo sobre o seu produto, aquela mensagem de agradecimento? Então, use isso!!

Mostre ao seu público que as pessoas estão comprando o seu produto e o melhor, que gostam do seu produto e que recomendam. Isso fará uma grande diferença no processo de tomada de decisão do seu cliente.


Conte uma história.

Como estamos falando em humanização e gerar conexão, o que une mais as pessoas do que uma boa história.

Conte ao seu público alguma curiosidade sobre a sua marca, a história de como ela começou ou a sua história pessoal e como você tomou a decisão de abrir um negócio no varejo infantil.

Deixe que a sua audiência sinta que conhece você e/ou a sua marca. 

Apresente  você e a sua equipe.


Uma outra forma de fazer com que o seu cliente sinta que conhece  a sua marca é essa marca tendo um rosto ou mais.

E a forma de fazer isso acontecer é se apresentando e apresentando a sua equipe. Use as redes sociais para isso.

Diga quem são as pessoas que trabalham com você, quem são as pessoas responsáveis em atender o seu público. Deixe claro que tem pessoas ali para atender as necessidades desse cliente.

Ofereça um atendimento personalizado.

Ter um atendimento personalizado vai muito além de ser cordial. Significa acolher esse cliente, entender o seu problema, ter empatia e o ajudar a resolver.

É preciso escutar com atenção o que esse cliente tem a dizer e saber identificar o que ele realmente está buscando e isso vai muito além do produto.

Exemplo, se você atender uma pessoa que busca um presente para o neto, ela quer demonstrar todo o seu amor a essa criança através desse presente.

0 Se atentar a isso e buscar oferecer o produto que tenha como valor agregado o afeto e aconchego, vai fazer toda a diferença na tomada de decisão desse vovó ou vovô.

Claro que quando se trata de atendimento humanizado, não podemos focar apenas no atendimento presencial.

Eu sei que parece difícil prestar um atendimento humanizado no online, mas não é. Aqui mesmo neste artigo, eu já te mostrei maneiras de humanizar o seu perfil em redes sociais.


E você pode atender o seu cliente de forma personalizada pelo whatsApp da mesma maneira, prestando atenção nas necessidades desse cliente, escutando com atenção o que ele tem a dizer e sempre com um sorriso na voz.

Entenda, não é só possível como necessário prestar esse atendimento personalizado em TODOS os canais de comunicação com o seu cliente, seja em uma legenda no instagram, ou na DM, uma conversa por WhatsApp como citei.

O importante é deixar claro para esse cliente que ele é valorizado e acolhido.

Quer saber como usar a persuasão no atendimento para vender mais? Clique aqui.

Agora me conta aqui nos comentários, qual dessas dicas você já aplica no seu negócio infantil para ter um atendimento humanizado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Em Alta

Posts Recentes