O que é NRF?
Anualmente, a NRF, principal evento de varejo e tecnologia do mundo, reúne milhares de profissionais dos principais players mundiais e de empresas emergentes para discutir o presente e o futuro do varejo.
Abrange extensa programação de palestras, nas quais são debatidas as principais tendências desse mercado, tecnologia, novos hábitos, inovação e investimentos estão em foco.
Neste ano, alguns temas foram predominantes nos painéis do evento.
Índice
- O que é a NRF?
- Produtividade para o varejo
- Na loja física, consumidor busca experiencia
- Loja físicas e Presença digital
- Tendências para varejo em 2023
- Em resumo
O que é NRF
A National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo, dos Estados Unidos) é a organizadora do NRF Retail’s Big Show, maior evento destinado ao setor varejista no mundo.
Abrange extensa programação de palestras, nas quais são debatidas as principais tendências desse mercado, e uma grande feira, onde são exibidas soluções de ponta e projetos de inovação para diversos segmentos do varejo.
Produtividade para o varejo
Uma pauta dentro do evento, trouxe que os problemas estão parecidos ao Brasil, dificuldades macro e microeconômicos estão afetando muitos países.
Em uma pesquisa, consumidores trazem preocupação em relação a preço, disponibilidade, algo que antes não existia.
Os varejistas precisam endereçar esses pontos, dizendo que têm produto de marca própria tão bom quanto o premium, que irá ajudar o consumidor nesse momento de crise.
Há um desenvolvimento grande de criar marcas exclusivas, preocupação de renegociar contratos e condições entre indústria e varejistas, para ter baixa de preço e ajudar o consumidor.
Produtividade, a grande questão devido à falta produtividade no Brasil em termos de pessoas, sistema e informação.
O foco precisa estar em gerar excelência operacional que significa custo menor e, por fim, preços menores.
Na loja física, consumidor busca experiencia
Em uma palestra com o CEO e chairman da maior loja de departamentos dos EUA, a Macy’s, Jeff Genette explica estratégia da companha diante de desafios na economia.
A varejista está atenta a sinais macroeconômicos e, com base nos dados proprietários de cartão de crédito que detém, prevê que os consumidores continuarão sob pressão em 2023, sobretudo no primeiro trimestre.
A realidade a ser encarada é a de que o consumidor quer ter a opção de comprar por qualquer meio e de onde mora.
Segundo ele, 50% dos negócios de lojas físicas da categoria em que a Macy’s atua são provenientes de lojas em shoppings, enquanto a outra metade é de lojas fora de shoppings.
É preciso estar locais nos quais há bastante circulação de pessoas, inclusive em locais o e-commerce ainda é limitado.
Loja físicas e Presença digital
A pauta mencionada dentro do evento sobre a loja física e presença digital é, mas, a questão de confiança do cliente.
A loja física é excelente para resolver problemas ou conflitos para o consumidor com um problema no online.
Com o consumidor mudando o tempo todo, o varejista precisa entender o quanto isso muda o modelo dele, o quanto precisa ser mais físico, mais digital e estratégico.
Para o cenário digital, Bittencourt acrescenta que o desafio do varejo é integrar o consumidor em todas as plataformas de relacionamento, sem que a tecnologia se torne protagonista.
“É preciso revisar os modelos de negócio, tendo a loja como o hub que reúne todos esses canais”, diz Bittencourt.
Tendências para varejo 2023
As maiores tendências para o varejo 2023 com o foco em eficiência operacional e automação.
1 – A era da policrise
Significa a convergência de eventos, inflação, insegurança.
Muita informação para ser processada e o que leva os consumidores a sentirem grande insegurança.
2 – Descentralização da cultura de redes socias.
Esta tendência diz respeito a quebra de silos de dados em um contexto de fragmentação do digital, em que tendências de outras gerações estão saindo da internet, como os millennials.
A executiva da WGSN aponta para novos anseios nas redes sociais, que se antes eram majoritariamente sobre se conectar com amigos e conhecidos, hoje é mais sobre entretenimento – video TikTok. “Estão em busca de alegria, não é mais sobre conexão”.
3 – Natureza como o eixo do seu negócio.
De maneira similar à Patagonia, que declarou que seu único stakeholder é a Terra, as empresas deveriam considerar o meio ambiente como o eixo do seu negócio, pois a sustentabilidade demanda mais atenção apesar de crises econômicas.
Segundo dados da IBM, 51% das pessoas consideram esse tema ainda mais importante este ano do que em 2021.
4-Criatividade Sintética
Criatividade Sintética significa a criação de arte e produto intelectual automatizado aplicada a problemas.
A inteligência artificial pode ser uma impulsionadora da criatividade em tempos de incertezas sobre os rumos dos negócios.
A ideia central é utilizar Inteligências Artificiais na elaboração de design e produtos artísticos.
Em resumo
E antes que a pergunta lógica seja feita: “você acredita que essas tendências não ter espaço no Brasil?”E a resposta é : “sim”.
Varejistas devem se preparar rapidamente para eventuais e acentuadas crises e devem reorientar as operações para engajar o cliente, a partir da melhor experiência.