O guia completo para entrar na mente do cliente e oferecer o que ele deseja e precisa.

Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem os seus produtos. 

 

Quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca. 

 

É muito fácil entender porque é preciso conhecer o comportamento do consumidor. 

 

Para convencer as pessoas a comprar seu produto, você precisa que elas te conheçam, se interessem por você, estabeleçam um diálogo ou relacionamento e se encantem pelo que você tem a oferecer.

 

Nesse blog vamos decorrer como você vai conseguir entrar na mente do seu consumidor para oferecer o que ele deseja e precisa. 

 

Índice:

 

  1. O que é comportamento do consumidor?
  2. Qual a importância de entender o comportamento do consumidor? 
  3. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor.
  4. Formas eficazes de conhecer o comportamento do consumidor.
  5. Tendências de comportamento do consumidor.

 

Resumo

 

1 – O que é comportamento do consumidor ?

 

Philip Kotler, conhecido como o “guru do marketing”, define o comportamento do consumidor como a “área que estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos”.

 

Assim, o comportamento do consumidor é um conceito que determina as diferentes técnicas e formas de estudar o processo de decisão de compra. Em linhas gerais, este processo se inicia com uma necessidade ou desejo.

 

O comportamento do consumidor busca entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Ele é importante para que as marcas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão.

 

 

2 – Qual a importância de entender o comportamento do consumidor? 

 

Como vender um produto sem ter estudado o que o seu consumidor realmente busca?

 

Uma vez que você conhece o seu consumidor, os processos de encantamento e aquisição passam a se tornar muito mais simples, pois você saberá exatamente o que ele está buscando.

 

 Além disso, como as coisas vêm mudando muito rápido, fazer pesquisas para estudar frequentemente o comportamento do consumidor ajudam a acompanhar as mudanças nas tendências e adequar o seu negócio a elas. 

 

Sendo assim, o estudo do comportamento do consumidor torna-se uma ferramenta fundamental para a efetivação de um produto ou serviço no mercado.

 

Comportamento e experiência do consumidor

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que oferecer uma boa experiência deixe de ser um diferencial e sim, uma necessidade de todas as empresas, bem como oferecer produtos e serviços de qualidade. Mas, o que isso quer dizer na prática?

 

Queremos um atendimento rápido, eficiente e personalizado. 

 

Ao escolher entre dois produtos concorrentes, não necessariamente escolhemos aquele que nos oferece mais qualidade. 

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, com isso é necessário oferecer uma boa experiência para ter o seu diferencial e sim, uma necessidade de todas as empresas, bem como oferecer produtos. 

 

É fundamental fazer pesquisas de satisfação periodicamente para compreender se a experiência do consumidor está satisfatória ou precisa melhorar.

 

3 – Fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

 

 

O peso que cada um desses fatores terá na decisão final varia de acordo conforme om o tipo de compra e também com o tipo de consumidor. 

 

As experiências, referências e personalidades dos indivíduos também influenciam o comportamento do consumidor.

 

Fatores socias e culturais 

 

O ser humano é, naturalmente, um ser social. Uma mesma pessoa pertence a diferentes grupos: os colegas de trabalho, a família, os amigos da academia, os amigos de infância etc.

 

Os círculos sociais determinam atitudes, comportamentos, estilos e tendências dos indivíduos a que pertencem, e essas características influenciam diretamente o comportamento do consumidor, moldando suas preferências.

 

Fatores pessoais 

 

Por mais que você conheça as características sociais do seu público-alvo, cada consumidor é único, e quanto mais você conhecer os  desejos, objetivos, problemas, é melhor. 

 

Uma dica importante para conhecer melhor o seu cliente ideal é a elaboração da Buyer Persona, os quais são a personificação de um cliente ideal, detalhando seu perfil, hábitos e comportamento. 

 

Fatores culturais 

 

Os fatores culturais que moldam um grupo ou indivíduo também vão determinar seus padrões de consumo. 

 

Exemplos de padrões de consumo: gosto musical, religião, hábitos de lazer e vários outros fatores culturais.

 

Idade e Classe Social 

 

Jovens, adultos e idosos têm comportamentos de compra completamente diferentes uns dos outros.

 

Além disso, a forma de se comunicar, os canais de divulgação, a identidade visual e todas as ações de marketing vão variar muito dependendo da faixa etária a que o produto se destina.

 

O comportamento de compra existe para classes sociais, como, por exemplo, a CLASSE C cada vez mais semelhante ao das classes A e B.

 

São consumidores cada vez mais exigentes, que buscam produtos de qualidade e duradouros.

 

Entender as tendências também influenciam a decisão de compra desses consumidores.

 

4 – Formas eficazes de conhecer o comportamento do consumidor.

 

 

Agora é a hora de executar um plano de ação para conhecer melhor o seu consumidor. 

 

Existem algumas formas para conseguir mapear muito bem o seu consumidor.

 

Pesquisa de mercado

 

Ao fazer uma pesquisa de mercado, você conversa diretamente com seu cliente.

 

Dessa forma, você pode coletar informações que não obteria de nenhuma outra forma.

 

Entenda o que seus consumidores pensam sobre o seu produto. 

 

Em seguida, avalie se eles estão satisfeitos com o que você oferece e descubra seus hábitos de consumo. 

 

  • Como eles conheceram sua marca? 
  • Com qual frequência costumam comprar seu produto? 
  • Sua marca está conseguindo resolver suas dores ou desejos? 

 

Com uma pesquisa de mercado, você pode obter essas e outras respostas sobre o perfil, hábitos, comportamento do consumidor e muito mais!

 

Redes Sociais

 

Um excelente canal para que você conheça seus clientes, receba críticas e sugestões e conheça o perfil das pessoas que interagem com sua marca. 

 

Além disso, as redes sociais são uma forma de tornar o relacionamento entre marcas e clientes mais humanizado. 

 

Mesmo que você esteja começando com o negócio, é importante estar pelo menos em uma rede social para depois expandir ao longo prazo. 

 

5 – Tendências de comportamento do consumidor.

 

A geração Z está chegando ao mercado de trabalho e já representa uma importante parcela do mercado consumidor. 

 

Os nativos digitais, que hoje têm entre 16 e 24 anos, formam um grupo cheio de particularidades.

 

Se a sua marca se direciona a este público, é preciso conhecê-lo bem antes de começar a se comunicar e se relacionar com ele.

 

Comportamento mobile 

 

Podemos perceber que os usuários vêm preferindo fazer compras pelo celular do que no computador: apenas 24% realizam as compras com mais frequência pelo computador, enquanto 76% fazem pelos smartphones. 

 

Nesse sentido, 90% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência de comprar produtos físicos pelo celular.

 

Sendo assim, reveja todas suas estratégias para melhorar a experiência de compra do seu consumidor. 

 

Marketing de relacionamento 

 

Ao ampliar seus canais de comunicações e construir relacionamentos fortes com seus clientes, você aumenta a fidelização e transforma seus consumidores em verdadeiros embaixadores da sua marca.

 

Você consegue ter esse relacionamento de forma estratégica com o seu cliente, através dos seus meios de comunicações e fortalecer sua marca na mente deles. 

 

Conclusão

 

É inquestionável que a forma das pessoas escolherem e comprarem os seus produtos mudou muito nos últimos anos. 

 

Hoje, quem determina o funil de compras é o consumidor, assim entender o comportamento do consumidor se torna essencial para o sucesso do seu negócio.

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