O futuro do varejo baseado nas pautas da NRF 2023

O que é NRF?

 

Anualmente, a NRF, principal evento de varejo e tecnologia do mundo, reúne milhares de profissionais dos principais players mundiais e de empresas emergentes para discutir o presente e o futuro do varejo. 

 

Abrange extensa programação de palestras, nas quais são debatidas as principais tendências desse mercado, tecnologia, novos hábitos, inovação e investimentos estão em foco. 

 

Neste ano, alguns temas foram predominantes nos painéis do evento.

 

Índice 

 

  1. O que é a NRF?
  2. Produtividade para o varejo
  3. Na loja física, consumidor busca experiencia
  4. Loja físicas e Presença digital
  5. Tendências para varejo em 2023
  6. Em resumo

 

O que é NRF

 

 

A National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo, dos Estados Unidos) é a organizadora do NRF Retail’s Big Show, maior evento destinado ao setor varejista no mundo.

 

Abrange extensa programação de palestras, nas quais são debatidas as principais tendências desse mercado, e uma grande feira, onde são exibidas soluções de ponta e projetos de inovação para diversos segmentos do varejo. 

 

Produtividade para o varejo

 

Uma pauta dentro do evento, trouxe que os problemas estão parecidos ao Brasil,  dificuldades macro e microeconômicos estão afetando muitos países.

 

Em uma pesquisa, consumidores trazem preocupação em relação a preço, disponibilidade, algo que antes não existia. 

 

Os varejistas precisam endereçar esses pontos, dizendo que têm produto de marca própria tão bom quanto o premium, que irá ajudar o consumidor nesse momento de crise.

 

Há um desenvolvimento grande de criar marcas exclusivas, preocupação de renegociar contratos e condições entre indústria e varejistas, para ter baixa de preço e ajudar o consumidor. 

 

Produtividade, a grande questão devido à falta produtividade no Brasil em termos de pessoas, sistema e informação.

 

O foco precisa estar em gerar excelência operacional que significa custo menor e, por fim, preços menores. 

 

Na loja física, consumidor busca experiencia

 

Em uma palestra com o CEO e chairman da maior loja de departamentos dos EUA, a Macy’s, Jeff Genette explica estratégia da companha diante de desafios na economia.

 

A varejista está atenta a sinais macroeconômicos e, com base nos dados proprietários de cartão de crédito que detém, prevê que os consumidores continuarão sob pressão em 2023, sobretudo no primeiro trimestre.

 

A realidade a ser encarada é a de que o consumidor quer ter a opção de comprar por qualquer meio e de onde mora. 

 

Segundo ele, 50% dos negócios de lojas físicas da categoria em que a Macy’s atua são provenientes de lojas em shoppings, enquanto a outra metade é de lojas fora de shoppings.

 

É preciso estar locais nos quais há bastante circulação de pessoas, inclusive em locais o e-commerce ainda é limitado. 

 

Loja físicas e Presença digital

 

A pauta mencionada dentro do evento sobre a loja física e presença digital é, mas, a questão de confiança do cliente. 

 

A loja física é excelente para resolver problemas ou conflitos para o consumidor com um problema no online.

 

Com o consumidor mudando o tempo todo, o varejista precisa entender o quanto isso muda o modelo dele, o quanto precisa ser mais físico, mais digital e estratégico. 

 

Para o cenário digital, Bittencourt acrescenta que o desafio do varejo é integrar o consumidor em todas as plataformas de relacionamento, sem que a tecnologia se torne protagonista.

 

“É preciso revisar os modelos de negócio, tendo a loja como o hub que reúne todos esses canais”, diz Bittencourt.  

 

Tendências para varejo 2023

 

 

As maiores tendências para o varejo 2023 com o foco em eficiência operacional e automação. 

 

1 – A era da policrise

 

Significa a convergência de eventos, inflação, insegurança.

 

Muita informação para ser processada e o que leva os consumidores a sentirem grande insegurança. 

 

2 – Descentralização da cultura de redes socias. 

 

Esta tendência diz respeito a quebra de silos de dados em um contexto de fragmentação do digital, em que tendências de outras gerações estão saindo da internet, como os millennials. 

 

A executiva da WGSN aponta para novos anseios nas redes sociais, que se antes eram majoritariamente sobre se conectar com amigos e conhecidos, hoje é mais sobre entretenimento – video TikTok. “Estão em busca de alegria, não é mais sobre conexão”.

 

3 – Natureza como o eixo do seu negócio. 

 

De maneira similar à Patagonia, que declarou que seu único stakeholder é a Terra, as empresas deveriam considerar o meio ambiente como o eixo do seu negócio, pois a sustentabilidade demanda mais atenção apesar de crises econômicas. 

 

Segundo dados da IBM, 51% das pessoas consideram esse tema ainda mais importante este ano do que em 2021.

 

4-Criatividade Sintética

 

Criatividade Sintética significa a criação de arte e produto intelectual automatizado aplicada a problemas.

 

A inteligência artificial pode ser uma impulsionadora da criatividade em tempos de incertezas sobre os rumos dos negócios.

 

A ideia central é utilizar Inteligências Artificiais na elaboração de design e produtos artísticos. 

 

Em resumo 

 

E antes que a pergunta lógica seja feita: “você acredita que essas tendências não ter espaço no Brasil?”E a resposta é : “sim”.

 

Varejistas devem se preparar rapidamente para eventuais e acentuadas crises e devem reorientar as operações para engajar o cliente, a partir da melhor experiência. 

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