O marketing da Geração Z requer mais do que simplesmente vender um produto.
Nascida entre 1996 e 2010, esta geração tem consciência de valor e é atraída por marcas que “mantêm a realidade”.
Jovem, experiente em tecnologia e com mentalidade social, a Geração Z é a geração mais racial e etnicamente diversa de todos os tempos, com um poder de compra de mais de US$ 140 bilhões.
ÍNDICE
Quem é a Geração Z ?
Onde a geração Z passa maior parte do tempo ?
O que isso significa para as marcas que desejam alcançar a Geração Z?
5 estratégias de marketing da geração Z para 2023.
1-Estabeleça valores e missão claros.
2-Seja transparente e responsável.
3-Estabeleça a personalidade da sua marca.
4-Seja divertida.
5-Crie uma comunidade.
Em resumo
Quem é a geração Z?
Entre 13 e 25 anos destaca até que ponto os jovens usam uma faceta da Internet em particular: a mídia social.
Tendo crescido com smartphones, internet e mídia social, esses nativos digitais são mais propensos a comprar de marcas que estabeleceram valores claros, são inclusivas e têm uma forte comunidade online.
De acordo com a cofundadora da PRZM , Liz Toney , “Eles estão impulsionando os gastos, estão por trás de algumas das maiores mudanças comportamentais e culturais que vemos hoje e também estão tomando decisões que nos afetarão nos próximos anos”.
Se você ainda não começou a pensar nessa geração mais jovem, 2023 é o momento perfeito para começar.
Com algumas estratégias adaptadas especificamente para a Geração Z, você pode atingir seu público e criar conteúdo com o qual eles se envolverão, sem alienar seus clientes atuais.
Onde a geração Z passa maior parte do tempo ?
De acordo com a pesquisa da Morning Consult , o YouTube é a plataforma mais usada pela Geração Z — com 88% gastando seu tempo no aplicativo.
Instagram (76%) e TikTok (68%) são usados por pelo menos dois terços dos entrevistados da Geração Z, seguidos pelo Facebook (49%) e Twitter (47%).
Quando se trata de Instagram, TikTok e Facebook, as mulheres da Geração Z assumem a liderança.
O que isso significa para as marcas que desejam alcançar a Geração Z?
Portanto, para sua estratégia social em 2023, considere a criação de conteúdo educacional que agregue valor.
Pode ser um tutorial para o seu produto mais recente ou um mergulho profundo sobre um tópico específico.
Quanto mais você ensinar à Geração Z sobre seu nicho, melhor.
E se você não tiver a capacidade de criar uma estratégia no YouTube, considere a criação de conteúdo de vídeo curto no Instagram ou TikTok.
Em comparação com as gerações anteriores, o uso de mídia social da Geração Z deixa mais espaço para alcançá-los, conectar-se e comercializá-los online.
5 estratégias de marketing da geração Z para 2023.
1-Estabeleça Valores e Missão Claros.
Antes de fazer marketing para a Geração Z, é importante estabelecer os valores e a missão da sua marca. Por que?
A geração Z está muito mais inclinada a votar com nosso dinheiro e acreditam que os valores de uma marca são um reflexo dos nossos.
Alguns tópicos importantes para geração Z
- Diversidade: 60% da Geração Z diz que o aumento da diversidade racial e étnica é bom para a sociedade.
- Responsabilidade social: 70% da Geração Z tentam comprar de empresas que consideram éticas.
Estabelecer os valores da sua marca e comunicá-los de forma eficaz é a chave para se conectar com a Geração Z.
2-Seja transparente e responsável.
A próxima etapa em sua estratégia de marketing da Geração Z é garantir que você seja transparente e assuma a responsabilidade por quaisquer erros.
A Geração Z não tem escrúpulos em fazer suas pesquisas.
Eles vão mergulhar fundo no site de uma marca, percorrer suas contas de mídia social e ler comentários e críticas.
A confiança na marca só perde para o preço em termos de determinação de quais marcas vamos apoiar.
A cultura da empresa é importante para a Geração Z, e sua marca deve manter os mesmos valores externa e internamente.
3-Estabeleça a personalidade da sua marca.
Para se envolver e se conectar com a Geração Z, diga adeus à estética voltada para o milênio de conteúdo com curadoria perfeita.
Chega de imagens elegantes e mínimas – a Geração Z quer marcas ousadas, com voz forte e personalidade. Não tenha medo de fazer ondas!
4-Seja divertida.
A geração Z tem uma capacidade incrível de filtrar conteúdo.
Com um curto período de atenção, “você tem cerca de 8 segundos para nos dizer essencialmente por que devemos prestar atenção antes de seguir em frente”.
E a melhor maneira de chamar a atenção deles é entretê-los!
DICA: Crie conteúdo educacional, divertido ou valioso. Qual é uma maneira divertida de promover seus produtos ou serviços? Como você pode chamar a atenção de um usuário e se destacar da multidão?
5-Construa uma comunidade.
Construir uma comunidade digital é essencial para sua estratégia de marketing da geração Z.
A Geração Z é uma das gerações mais solitárias, então eles estão procurando ativamente maneiras de se envolver e se conectar com pessoas que pensam da mesma forma.
As marcas podem ajudar a facilitar conexões e conversas autênticas, mas vão além do trabalho com mega influenciadores.
A resposta?
Procure pessoas reais que tenham plataformas interessantes e que incorporem os valores da sua marca.
EM RESUMO
O marketing da Geração Z é uma ótima maneira de alcançar uma geração mais jovem e se conectar com um novo tipo de consumidor: aquele que tem consciência de valor, adora personalidades ousadas e busca comunidade.