É nítido que após a pandemia ocorreram várias mudanças no padrão de consumo e que obviamente afetaram a rotina de milhares de lojistas infantis. E essas mudanças ou tendências vão continuar acontecendo e se intensificando conforme as tecnologias avançam.
Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre quais as principais tendências e mudanças você precisa estar atento para não ser atropelado pela concorrência em 2023. Vamos começar?
Índice
- O que é uma tendência de mercado?
- Qual a importância de estar atento às tendências?
- Quais as 4 principais tendências para 2023?
- Resumo
O que é uma tendência de mercado?
Uma tendência de mercado é a indicação de um caminho a seguir, uma pista que o comportamento dos consumidores e dados de pesquisas estão apontando.
Mas isso não significa que, com absoluta certeza, quem apostar nela estará com o sucesso garantido
Além disso, as tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.
Sendo assim, ao percebê-la, é possível antecipar e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.
Qual a importância de estar atento às tendências?
Enxergar possibilidades de mudança: esse é um dos grandes desafios nas empresas.
E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança se tornou uma vantagem competitiva sustentável.
Prever novos comportamentos e tendências de mercado pode fazer toda a diferença no faturamento final do seu varejo.
E ao perceber tendências antes da concorrência o negócio conseguirá uma enorme vantagem competitiva.
Se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes: mudar características e atributos de produtos e serviços para acrescentar novos benefícios para os consumidores não se faz da noite para o dia.
Ao detectar tendências, as empresas podem se preparar com antecedência e obter melhores resultados.
Quais as 4 principais tendências para 2023?
Primeira tendência: Protagonismo do Cliente.
O padrão de consumo mudou e hoje o cliente não busca apenas pelo melhor preço, a decisão de compra está muito além disso. Ele busca por experiências e confiança.
Por isso, é importantíssimo priorizar o cliente, tornando ele protagonista em todas as etapas da venda, começando pelo planejamento de marketing, para que ele sinta conexão com a marca e a confiança necessária para efetuar a compra.
Segunda tendência: Omnichannel.
Omnichannel é uma estratégia de conexão entre diversos canais de comunicação e divulgação, possibilitando uma experiência única para o seu público.
Antes uma loja física ter um site era um diferencial, hoje é essencial para o sucesso do negócio.
Manter vários canais de comunicação exige uma atenção especial, para que todos eles tenham ligação, estejam alinhados na mesma comunicação e identidade, para passar a segurança necessária para o público final.
Entende-se por canal, todo veículo que possibilita a comunicação do cliente com a marca.
- Site;
- WhatsApp;
- Redes sociais;
- Aplicativo;
- Eventos;
- E-mails;
- Atendimentos presenciais.
Terceira tendência: Consumo consciente.
Um dos fatores que se tornaram decisivos na hora da compra são os valores da empresa e podemos fazer uma ligação disso à tendência de consumo consciente.
O consumo consciente envolve a preferência por produtos e marcas que respeitam o meio ambiente e optam por produtos ecologicamente corretos ou recicláveis.
É caracterizado por dimensões: Consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento de consumo.
Já podemos perceber alguns padrões do consumo consciente sendo implementados por muitos consumidores.
Um deles é a escolha pela moda agênero, que são peças sem gênero que podem ser usadas por meninos ou meninas.
Essa tendência, além é claro de fazer parte da inclusão, também pode ser caracterizada pelo consumo consciente, já que são peças que podem ser facilmente compartilhadas entre irmãos, independente do gênero.
“O consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada.” -Info Escola.
Quarta tendência: Diversidade e inclusão.
Primeiramente, vale ressaltar que isso não é uma tendência e sim uma necessidade, uma obrigação social.
Ao investir em inclusão, as empresas passam confiança e faz com que os clientes sintam mais confiança na marca e se sintam acolhidos.
Não é difícil perceber que a inclusão está cada vez mais presente nas peças publicitárias e virando pauta de várias campanhas de marketing em vários nichos no mercado brasileiro e diversas empresas já aderiram ao movimento.
Porém, é importante entender que a diversidade estar inserida em campanhas de marketing não é o suficiente se essa pauta não estiver presente em todos os aspectos da marca.
Por isso, atente-se para que essa inclusão seja genuína, para que reflita no atendimento.
Treine seus colaboradores para que TODAS as pessoas sejam tratadas da mesma forma e da melhor maneira possível e que sua loja enquanto física seja acessível, sem isso, não há inclusão de fato.
“A diversidade trabalha com os assuntos mais urgentes da sociedade. Dessa forma estamos trabalhando para contribuir com as pessoas” – Disse Amanda Ferreira, embaixadora de diversidade da campanha da VIA.
Resumo
Estar atento às tendências e mudanças do varejo é uma obrigação de todo lojista para sair na frente da concorrência e encantar os seus clientes.
O padrão de consumo mudou, isso é um fato e já sentimos a necessidade de adaptação. Porém, a mudança é constante, desse modo, correr atrás e seguir se adaptando também é.
Me conta aqui, tem alguma mudança/tendência para o próximo ano no varejo infantil que você enxerga e eu não citei aqui. Deixe um comentário.