Você sabia que o grande segredo para ter um negócio de moda infantil lucrativo, nem sempre está ligado a aumentar suas vendas?
Pode soar estranho para você, afinal eu estou sempre por aqui falando sobre vendas, mas essa visão que vou compartilhar com você pode transformar a realidade do seu negócio.
E mesmo que você esteja dando seus primeiros passos nesse mercado, fique comigo, pois vai valer muito a pena.
Moda infantil e o drama do estoque parado
Quem nunca se empolgou na hora de fazer compras para sua loja?
Principalmente quando você está começando, é muito comum que você esteja muito empolgada…
E é aqui que mora o perigo.
A menos que você esteja com dinheiro sobrando – o que infelizmente não é o caso de 99% de quem escolhe a moda infantil para empreender, uma compra equivocada pode transformar o que era um sonho em um pesadelo.
Isso porque, adquirindo produtos apenas com base na empolgação e no achismo, as chances de ficar com boa parte desse material parado são enormes.
Estoque parado significa dinheiro parado, e dinheiro parado significa prejuízo.
Esse tipo de problema é muito comum quando você tem que lidar com grades de tamanhos muito extensas, algo muito frequente no nosso mercado.
Por isso eu trouxe algumas dicas valiosas, que vão te ajudar a lidar melhor com esse tipo de problema, e tornar seu negócio ainda mais lucrativo.
Foque apenas nas necessidades do seu público
Eu sei que soa repetitivo, mas muitas empreendedoras acabam não prestando muita atenção ao que o seu público realmente precisa.
Pro exemplo…
Digamos que a sua loja de moda infantil atende principalmente gestantes e mães de bebês de 0 a 2 anos.
Você concorda que as chances de conseguir vender algo mais voltado para crianças de 5 a 7 anos de idade são muito pequenas?
O sucesso do seu negócio está relacionado ao seu compromisso em suprir as necessidades do seu público.
Então você não precisa de grades enormes de produtos, mas dos produtos certos
Conheça as sazonalidades do mercado
A moda infantil, assim como qualquer outra categoria, está sujeita às sazonalidades do mercado, mas estamos falando além das datas comemorativas, por exemplo.
É comum que fornecedores queiram vender grades completas de uma coleção de verão, durante o verão.
Mas como eu já disse diversas vezes, esse não é o momento de se fazer este tipo de investimento.
Primeiro, porque sempre será mais caro.
E segundo, porque provavelmente grande parte dos seus clientes já tenha feito suas compras de verão.
O ideal é antecipar suas compras, adquirindo apenas produtos que façam sentido para o seu negócio, que atenda as necessidades e desejos de seus clientes.
Cuidado com as “oportunidades” na moda infantil
Sabe aquela compra que você faz, só porque “tá barato?”
Os negócios de moda infantil lucrativos não utilizam apenas esse critério para abastecer seus estoques.
O jeito mais simples de evitar ser seduzida por essas “oportunidades” é sempre se perguntar se aquele produto vai suprir as necessidades dos seus clientes.
É claro que existem muitas boas oportunidades, e você DEVE aproveitá-las sempre que possível, porém é preciso estar sempre com atenção redobrada na hora da compra…
Afinal, uma grande completa parada no seu estoque pode trazer mais problemas do que benefícios para o seu negócio.
Aprenda como limpar seu estoque
Você não precisa se desesperar se der uma olhadinha para o lado, para aqueles produtos que estão acumulando poeira no seu estoque.
Depois de mais de 10 anos dedicados ao varejo infantil, eu desenvolvi um método que vai te ajudar a transformar esse estoque parado em dinheiro no caixa.
Atualmente as inscrições para o Método Arrasa Estoque estão fechadas, mas você pode registrar o seu interesse clicando aqui, para ser avisada quando abrirmos novas vagas..
Aproveite, e me conte aqui nos comentários se você sofre ou já sofreu com grades extensas e estoques parados.